PM contará com mais de 15 mil homens por dia no carnaval

Danielle Reis / Governo do Estado
Danielle Reis / Governo do Estado

A Polícia Militar vai empregar por dia 15.464 homens e 3.974 viaturas em todo o estado neste carnaval. Serão 122 policiais e 642 carros a mais do que no ano passado. Quinhentos e vinte e nove PMs foram escalados para trabalhar nos arredores do Sambódromo e do Terreirão do Samba de sexta-feira (5/2) a terça-feira (9/2). A Sapucaí receberá ainda um Centro Integrado de Comando Móvel. O policiamento a pé acontecerá em locais de grande concentração de foliões, desfiles de escolas de samba, blocos populares e áreas externas de clubes.

“A Polícia Militar vai atuar em 3.205 eventos oficiais, além dos extraoficiais. Vamos abranger todas as regiões fluminenses no intuito de levar segurança à população neste período de festas”, disse o chefe da Seção de Planejamento Operacional da PM, tenente-coronel Luiz Carlos Segala.

O Grupamento Aeromóvel (GAM) utilizará quatro aeronaves, que vão sobrevoar a cidade do Rio, especialmente locais onde serão realizados eventos. Será dada atenção especial a áreas como a orla e vias especiais.

O reforço no policiamento da Operação Verão será mantido em toda a orla da capital (Zona Sul, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes). O Centro Integrado de Comando Móvel, que ficará no Arpoador, receberá imagens captadas em tempo real por aeronaves do GAM. O Comando da Polícia Militar vai monitorar e coordenar o esquema de policiamento durante todos os dias de carnaval no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Praça Onze.

Ações em todo o estado

Na Zona Norte do Rio, os desfiles dos blocos que acontecem na Avenida Intendente Magalhães e na Rua Cardoso de Moraes, em Bonsucesso, também terão patrulhamento reforçado. Na Lapa, haverá grupos de PMs no Corredor Histórico Cultural, nos palcos dos Arcos e na Cinelândia. O Aterro do Flamengo receberá reforço nas proximidades do Monumento aos Pracinhas. PMs vão garantir a segurança dos foliões e atuar no controle dos ônibus de turismo. Na Região dos Lagos, os pontos turísticos receberão reforço.

O Policiamento Montado (RPMont) será empregado com duplas de policiais e o Batalhão de Ações com Cães (BAC) também intensificará o policiamento nos locais de maior concentração de pessoas, entre eles, Cinelândia, Arcos da Lapa e Central do Brasil.

Na sede do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), em Copacabana, haverá esquema especial para garantir o atendimento aos visitantes. O policiamento será reforçado nos pontos turísticos mais visitados.

O Batalhão de Choque (BPChq) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) terão parte do efetivo dedicado a atuar em situações emergenciais. O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) vai empregar 323 homens por dia. O policiamento ordinário não será alterado e haverá reforço nas vias especiais, como Avenida Brasil e linhas Amarela e Vermelha.

O Comando de Polícia Ambiental (CPAm) também vai intensificar o policiamento nos parques estaduais, na Floresta da Tijuca, Região dos Lagos e Ilha Grande. Serão empregados ainda dois jetskis e uma lancha da Unidade de Policiamento Ambiental Marítimo (UPAm).

O esquema de segurança será reforçado nas bases das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), com 3.359 policiais.

Sobre o autor

Deixe um comentário