Pré-candidatos aos Conselhos Tutelares fazem prova de conhecimento em Itaboraí

Ao todo, 26 pré-candidatos aos dois Conselhos Tutelares de Itaboraí realizaram, no último domingo (19/07), na Escola Municipal Marly Cid de Almeida Abreu, uma prova de conhecimentos específicos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completa 25 anos em 2015. Do total, apenas um pré-candidato não obteve a nota necessária para aprovação.

“Os interessados demonstraram que estão se preparando bem. Ser conselheiro tutelar exige muita dedicação para atuar em um campo tão sensível, que é este que cuida e defende os direitos das crianças e dos adolescentes”, disse Audir Santana, vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social.

A prova foi composta de 20 questões objetivas sobre o ECA, com o inscrito tendo necessidade de acertar, ao menos, 11 para ser aprovado. Auxiliaram na avaliação o presidente da 25ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Jocivaldo Lopes, e a promotora de justiça da infância e adolescência Rhamiele Sodré. O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luiz Henrique de Abreu, que preside, ainda, a comissão eleitoral do processo de escolha, também esteve presente.

A divulgação do resultado com os nomes dos aprovados se dará na próxima sexta-feira (24/07). Passaram 12 pessoas para a disputa do Conselho Tutelar I (responsável pelos distritos de Itaboraí, Porto das Caixas, Pachecos e Sambaetiba) e 13 para o II (Itambi, Visconde de Itaboraí, Cabuçu e Manilha).

Cada Conselho Tutelar será composto por cinco membros. As votações ocorrerão no dia 04/10, com as campanhas podendo ser feitas até a véspera.

Sobre o autor

Deixe um comentário