Prefeito de Niterói visita obras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp)

rodrigoO prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou na manhã desta quinta-feira (29.1) as obras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Piratininga, na Região Oceânica. Neves vistoriou o trabalho acompanhado dos representantes da Informática El Corte Inglés, empresa de tecnologia responsável pela instalação do sistema de monitoramento 24 horas que vai funcionar no local, e contará com 500 câmeras em todas as entradas e bairros da cidade.

A empresa de consultoria tecnológica integra o grupo espanhol El Corte Inglés e tem em seu currículo a implantação do sistema de monitoramento feito por câmeras na cidade de Madri e também na fronteira dos Estados Unidos com o México.

Rodrigo Neves disse que a empresa construtora e a de tecnologia já estão trabalhando de forma integrada. O prefeito destacou que a Informática El Corte Inglés é considerada uma das melhores neste segmento. “É a melhor empresa, que tem trabalhos importantes e reconhecidos, e por isso detém a melhor tecnologia em segurança pública. Esse trabalho integrado das duas empresas vai permitir que Niterói tenha em breve um Centro Integrado de Segurança Pública que poderá se o melhor do país”, afirmou.

O prefeito acrescentou que a atual gestão está fazendo um grande investimento neste projeto porque, apesar de ser uma atribuição constitucional do Estado, o município pode e deve contribuir com ações para a segurança pública.

“A prefeitura está reformando e reabrindo cabines da Polícia Militar que estavam fechadas; fez o maior concurso da Guarda Municipal e até 2016 vamos dobrar o efetivo da corporação. Investimos quase R$ 10 milhões na construção de companhias destacadas da PM e na Delegacia de Homicídios. A Prefeitura de Niterói está fazendo muito mais do que qualquer outra tem feito no sentido de cooperar com as forças estaduais de segurança. Não tenho dúvida de que o Cisp será um marco divisor porque todas as entradas de Niterói e bairros terão sistema de monitoramento, as viaturas de todas as forças de segurança estarão integradas. Tenho certeza que os criminosos vão pensar dez vezes antes de agir em Niterói a partir da inauguração deste centro”, afirmou.

Para o secretário municipal de Ordem Pública, Marcos Jardim, o Cisp vai representar um marco para a segurança da cidade. “Será o antes e o depois. Pensar que teremos uma cidade monitorada em suas principais entradas, que vamos ter câmeras espalhadas em locais estratégicos, de circulação, que vão facilitar as ações de natureza policial e da Guarda Municipal, dentro de sua competência, será muito importante para a cidade. Com esse centro evitaremos desperdício de recursos e passaremos a minimizar riscos, com as forças de segurança atuando especificamente nos locais das ocorrências. Existe um grande leque de possibilidades, na prevenção e na tomada de decisão após o ato criminoso”, explicou.

Investimento

A inauguração do Cisp está prevista para o mês de maio. Em novembro, o prefeito Rodrigo Neves anunciou que a conclusão da obra foi antecipada em 10 meses. Até o final de fevereiro a concretagem do prédio de quatro andares estará concluída. O investimento total do empreendimento – obra e implantação do sistema de monitoramento – ficará em torno dos R$ 20 milhões.

A obra do Cisp utiliza uma moderna metodologia de construção, em que as lajes são adaptadas em esquema de pré-tensão, com poucas colunas, o que otimiza o espaço físico da obra. Todo o edifício terá estrutura de prédio inteligente, com alta tecnologia e capacidade de gerenciamento e manutenção sustentáveis e mais econômicos

O edifício também a sede da Administração Regional da Região Oceânica e o Centro de Controle Operacional (CCO), que vai monitorar o trânsito na cidade.  O Centro de Monitoramento,  que será coordenado pela Secretaria de Ordem Pública, integrará as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.

Sobre o autor

Deixe um comentário