Prefeitura de Niterói inaugura obras da Clínica Comunitária da Família na Ilha da Conceição

  •  
  • 1
  •  
  •  
    1
    Share

O Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugurou na tarde desta quinta-feira (23.10) as obras de reforma e ampliação da unidade de saúde da Ilha da Conceição.O local, que reunia uma policlínica e um módulo do Médico de Família, foi transformado em Clínica Comunitária da Família, e teve o horário de atendimento ampliado até às 19h.

A unidade será a primeira de Niterói a contar com um programa específico voltado para a saúde do trabalhador, já que a Ilha da Conceição concentra grande número de empregados na indústria naval.

Além das especialidades básicas do programa Médico de Família e quatro equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde, a unidade contará com uma equipe multidisciplinar com cardiologista, neurologista, fonoaudiólogo, nutricionista, endocrinologista, fisioterapeuta. As salas serão climatizadas. O posto atende a cerca de 9 mil pessoas da Ilha da Conceição.

A clínica terá cinco consultórios, um ginecológico, dois  odontológicos, salas para agentes comunitários de saúde, de vacinas, de curativos, higiene bucal, de pré-consulta, nebulização, farmácia, de grupo e instalações administrativas.

O prefeito destacou a importância nos investimentos que vem sendo realizados nas unidades de saúde município. “Estamos reconstruindo a saúde de Niterói e priorizando a atenção básica. Estruturamos o programa Mais Saúde, onde Niterói será a primeira cidade da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro a ter 100% das famílias mais humildes cobertas pela atenção básica de saúde. Implantamos a Policlínica do Largo da batalha, inauguramos as Clínicas Comunitárias do Viçoso Jardim e da Teixeira de Freitas, estamos reformando 20 unidades e hoje entregamos a décima segunda obra da saúde”, afirmou Rodrigo Neves.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, disse que essa nova unidade garantirá qualidade aos serviços prestados à comunidade. “Essa unidade já realizava um trabalho de responsabilidade sanitária do território e agora ganha nova metodologia e amplia seus braços. Estou muito feliz de estar aqui hoje, esse local foi reformulado para garantir o atendimento de acordo com as necessidades da comunidade. Estamos num bairro de trabalhadores, que recebeu incentivos nos últimos anos, multiplicando o número de empregos. Então estamos inovando aqui na Ilha da Conceição com esta unidade, que também atenderá os trabalhadores dos estaleiros”, disse Solange.

A obra faz parte do programa Mais Saúde e tem como objetivo a expansão da rede básica de saúde no município. “Aqui já atendíamos 100% do bairro, mas agora prestaremos o serviço com mais qualidade e inovações”, explicou o vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, Gustavo Rodrigues.

You may also like...