Prefeitura de Niterói inicia ação de conscientização sobre lixo nas praias

  •  
  • 2
  •  
  •  
    2
    Shares

lixo na praiaA Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) iniciou nesta sexta-feira (16.01) a instalação de placas informativas com o intuito de alertar a população sobre o descarte correto do lixo produzido nas praias.

A operação terá início na Praia de Charitas por conta da grande quantidade de lixo que é recolhida das areias diariamente. Com o calor intenso, típico da estação, a população passou a frequentar a praia também durante a noite, o que acarretou um aumento significativo na quantidade de lixo recolhido.

Segundo Dayse Monassa, secretária de Conservação e Serviços Públicos,  todas as noites, a CLIN  recolhe em média 16 toneladas de lixo nas praias da cid

“Ainda há um agravante. O tipo de lixo encontrado é leve, são em geral, garrafas plásticas e latinhas, mas esse material tem muito volume e fica espalhado pela praia e calçadão, necessitando de um aumento de efetivo para a limpeza manual. No final da tarde, os funcionários da CLIN  começam a fazer a limpeza da faixa de areia, mas com o forte calor, quem estava na praia, migra para os quiosques da orla de Charitas e ali permanecem até por volta das 2h da madrugada. Então, quando o banhista e as pessoas que caminham chegam à praia pela manhã, encontram o lixo deixado pelos frequentadores dos quiosques. Por isso é tão importante conscientizar a população”, afirma Dayse.

A ação de conscientização contará com cinco fiscais da CLIN que vão permanecer nas praias todos os dias, das 9h às 17h para orientar os banhistas a fazer o descarte correto do lixo.

Inicialmente, os fiscais de limpeza da CLIN  vão percorrer as praias para distribuir panfletos educativos, sacos de lixo para a população e também para advertir quem for flagrado jogando lixo em lugar impróprio.

“Primeiro vamos conscientizar as pessoas; depois, poderemos aplicar multas”, diz Dayse Monassa.

A multa prevista é de 45,61 UFIR’s, que equivalem, a partir de janeiro de 2015,  a  R$ 123,60, conforme o  Capítulo III, Art.14, Inciso I, da Lei 1212/93 (Código de Limpeza de Niterói).

A instalação das placas é mais uma ação educacional que será realizada em conjunto com as tendas, onde serão distribuídos cerca de 5 mil sacos de lixo por dia de grande movimento nas praias durante a operação verão, visando diminuir a quantidade de detritos deixadas nas areais.

Depois de Charitas, a ação se expandirá para a Praia de Itaipu e para as demais da Região Oceânica. O restante das praias voltadas para a Baía de Guanabara, como Icaraí, Boa Viagem e São Francisco ficarão por último. Ao todo, segundo a secretária, serão 42 fiscais e educadores da CLIN  atuando para advertir os banhistas que sujarem as praias.

You may also like...