Prefeitura de Niterói inicia construção do Mercado Popular do Largo da Batalha

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Prefeitura de Niterói publica nesta terça-feira (14) a ordem de início das obras de construção do Mercado Popular do Largo da Batalha, na região de Pendotiba. O investimento é de R$ 1.476950,11, e o prazo de conclusão dos serviços é de oito meses.

O Mercado Popular será construído em frente à Policlínica do Largo da Batalha, no terreno onde funcionava a quadra da escola de samba Unidos do Santo Inácio, e que foi desapropriado pela atual administração da Prefeitura.

O espaço de venda de mercadorias vai ocupar uma área de 270 metros quadrados e terá 32 boxes, com 2 metros de comprimento por 1,4 m de largura, garantindo espaço para que os ambulantes atendam o público e estoquem as mercadorias. O prédio terá elevador, escada, acessibilidade e banheiros.

O empreendimento contará também com uma área reservada para carga e descarga e para funcionários da Clin (Companhia de Limpeza de Niterói), além de um espaço externo que será destinado principalmente para o artesanato.

Paralelamente às obras do Mercado Popular do Largo da Batalha, os vendedores ambulantes que trabalharão nos boxes do espaço receberão qualificação profissional.

“A Prefeitura está dando suporte aos vendedores que vão atuar no Mercado Popular, por meio de uma parceria com o Sebrae. Enquanto a obra estiver em andamento, os ambulantes, que serão formalizados por meio do programa Microempreendedor Individual, receberão o curso de capacitação denominado Iniciando um Grande Pequeno Negócio, que começa esse mês e vai até dezembro”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves.

No local também vai funcionar, no segundo pavimento, a sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que vai atender não só o Largo da Batalha, como também a Região Oceânica. O Creas é uma unidade que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, tendo como foco o acesso da família a direitos sociais.

“A construção desse novo CREAS é importante para ampliação da oferta do serviços na cidade de Niterói, sobretudo no atendimento dos moradores do Largo da Batalha e da Região Oceânica. Com a expansão da rede, a qualidade do atendimento melhorará e asseguraremos os direitos das crianças, adolescentes e idosos”, explica o secretário municipal de Assistência Social, Bira Marques.

Leia também