Prefeitura de Itaboraí convoca inscritos no programa “Minha Casa, Minha Vida” de Vila Esperança para recadastramento

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A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Políticas Sociais convoca todos os inscritos do município, que em algum momento se cadastraram no programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, para o bairro de Vila Esperança (antiga Reta). Ao todo, aproximadamente 3,2 mil famílias já se cadastraram no programa, desde 2009. E ainda há vagas para novos cadastros.

Segundo a subsecretária de Habitação e Políticas Sociais, Mônica Virgílio, após o envio da documentação de aproximadamente 3,2 mil famílias cadastradas,  foram observados pelo Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), algumas desatualizações, visto que o cadastro ocorreu desde 2009. O CadÚnico é um sistema que contém informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda agrupadas em um só lugar.

 “De 2009 até hoje, muitas mudanças podem ter ocorrido, como por exemplo, divórcio, óbito, mudança de endereço, filhos na maioridade ou nascidos durante este período, entre outros. Por isso precisamos que todos compareçam ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que abrange seu bairro e atualizem seus dados no CadÚnico. E após venham à secretaria para atualização de dados e documentação”, destacou Mônica.

Aos interessados em realizar o cadastro no empreendimento do programa “Minha Casa, Minha Vida” é necessárioser maior de 18 anos, brasileiro nato, morador de Itaboraí e com renda familiar até R$ 1,8 mil (por família). É necessário levar os seguintes documentos, original e cópia: RG; CPF; comprovante de residência no nome do titular da inscrição e com CEP atualizado; comprovante de renda; cartão do bolsa família e/ou número de inscrição social (NIS) – que é feito no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Se for casado ou morar junto, levar: RG, CPF do cônjuge, certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos ou RG, CPF e carteira de trabalho dos filhos maiores de 18 anos. Além de comprovante de renda de todos os membros familiares.

A moradora de Engenho Velho, em Itaboraí, Juliana Figueiredo de Azevedo, 30 anos, viu o sonho da casa própria ficar mais perto. Após saber do cadastro no programa “Minha Casa, Minha Vida”, por meio de uma amiga, ela não perdeu tempo e foi logo na secretaria de Habitação com os documentos necessários.

“Eu fiquei em pendência com o comprovante de residência, mas já consegui resolver e está tudo correto. Agora é aguardar e torcer para tudo dar certo. As meninas do atendimento são nota 10 e estão fazendo tudo com o maior cuidado, para que futuramente não haja problemas com a nossa documentação. Eu moro de aluguel e tenho um filho, então, conseguir a casa própria pagando tão pouco será algo maravilhoso”, destacou Juliana.

Ainda segundo a subsecretária da pasta, o “Minha Casa, Minha Vida” exige que se tenha um número excedente de famílias cadastradas e compatíveis com o perfil do programa. Em Itaboraí, até o momento, aproximadamente 2.350 mil famílias estão pré-aprovadas. Após a aprovação, começa outra etapa, que será o financiamento da casa própria junto ao Banco do Brasil.

“Assim que as famílias forem contempladas pelo programa, vamos auxiliá-las em relação ao financiamento junto ao banco. O financiamento tem duração de 10 anos, com parcelas mensais referentes a 5% da renda familiar, que varia de R$25 a R$85. Vale ressaltar que nós da Prefeitura não temos autonomia para beneficiar ninguém do município, apenas recebemos e enviamos os documentos para o Ministério das Cidades. Para adquirir o imóvel, a pessoa deve se enquadrar no perfil do programa e estar apta para ser beneficiária”, disse Mônica Virgílio.

O “Minha Casa, Minha Vida” do bairro Vila Esperança é o maior empreendimento do programa no Estado do Rio de Janeiro e contará com três mil unidades habitacionais. Além dos equipamentos sociais, como creches, escolas de ensino fundamental e ensino médio, unidade básica de saúde, quadras poliesportivas, CRAS e outros.

Para realizar cadastro ou atualização de dados e documentos, basta comparecer na Secretaria Municipal de Habitação e Políticas Sociais, localizada na Avenida 22 de maio, nº 7.071, em Venda das Pedras – Itaboraí (no galpão da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos). Horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 9:30h às 16h.

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