Primeira etapa das obras de revitalização do Horto do Fonseca será inaugurada em abril

  •  
  •  
  •  
  •  

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, vistoriou na manhã desta quinta-feira (5.3) as obras de revitalização do Horto do Fonseca e anunciou que vai inaugurar a primeira etapa das obras em abril e a segunda em junho. Neves destacou que o projeto, que vai ocupar uma área de cerca de 8 mil metros quadrados, é muito importante para Niterói, sobretudo para a região norte da cidade.

“Esse horto ficou muito tempo sem utilidade prática para os moradores que vivem nessa região. Nós vamos agora transformar esse espaço numa espécie de Campo de São Bento, só que na Zona Norte. Vamos ter aqui patinação, skatepark, anfiteatro, feira de artesanato, quadra poliesportiva, academia da terceira idade, enfim, um equipamento de qualidade que resgata o uso do espaço público. No final do primeiro semestre o Fonseca vai ganhar o seu Campo de São Bento”, disse.

O prefeito ressaltou que todas as regiões da cidade estão recebendo investimentos voltados para o resgate do uso de espaços públicos.

“Nós temos feito isso em todas as regiões da cidade. Implantamos o CEU em Jurujuba; o skatepark em São Francisco, numa área que estava abandonada; recuperamos o Campo de São Bento, inclusive com a implantação de equipamentos novos; e estamos na Região Oceânica com vários investimentos em qualidade urbana. Temos uma visão integrada da cidade. Com isso, os investimentos estão acontecendo de maneira equilibrada em todas as regiões de Niterói”, afirmou o prefeito.

Rodrigo Neves vistoriou todo o espaço que está em obras acompanhado do administrador regional do Fonseca, Leonardo Reis, e de diretores da Emusa. A parte onde foi implantada uma área cultural, com anfiteatro, quiosques, banheiros, playground, bicicletário e área de estar (com mesas e cadeiras), além da quadra poliesportiva, da sede do Parnit (programa da Prefeitura que prevê a criação de unidades de conservação municipais em encostas da cidade e outras áreas de interesse para a proteção de ecossistemas e monumentos naturais) e do ParCão (área de lazer para animais), serão entregues em abril. Para junho está prevista a inauguração do skatepark e do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos.

Capacitação para artesãos e quiosqueiros  

Nos próximos dias, o prefeito Rodrigo Neves assinará decreto em que delegará competência à Administração Regional do Fonseca para administrar o uso dos espaços do Horto cedidos pelo Estado. O administrador Leonardo Reis explicou que paralelamente às obras, o funcionamento do espaço está sendo normatizado para se transformar num polo de cultura e lazer.

Além da organização, cerca de 30 artesãos e 10 quiosqueiros que vão trabalhar no Horto saíram da informalidade e se transformaram em microempreendedores individuais. Em parceria da prefeitura com o Sebrae e com a Casa do Artesão, eles terão acesso a cursos de capacitação para gestão de negócios e técnicas de venda.

“A revitalização do Horto dará vida ao espaço. Por isso estamos investindo não apenas em obras físicas, mas também na formação dos artesãos e quiosqueiros que venderão seus produtos aos visitantes. O novo Horto também terá programação cultural e atividades para todas as idades”, explicou Leonardo Reis.

You may also like...