Profissionais de enfermagem comemoram seu dia com palestras em Itaboraí

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Secretário interino, de Saude de Itaboraí parabenizou os enfermeiros pelo seu dia e pelos serviços prestados à população | Sandro Giron

Dezenas de profissionais da Saúde, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem, estudantes da área e convidados participaram na manhã desta sexta-feira (12/05), no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí, da mesa científica com o tema: A enfermagem e sua contribuição para o cuidado. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente, o evento contou ainda com a parceria da Universidade Annhanguera, Universidade Salgado de Oliveira, Escola Técnica Alcântara, Escola TecNim e o Curso Invest.

A programação, em comemoração à Semana Brasileira de Enfermagem contou com palestras de variados assuntos, ministradas por profissionais qualificados e especializados da rede municipal de Saúde. Entre os temas estavam: Ética e Humanização, pelo psicólogo Wagner da Costa Sousa; Processo de trabalho, com a enfermeira e coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Viviane Alves de Souza; Inovação, pela enfermeira e coordenadora do Controle e Avaliação, Maria Fabiana da Silva; Linha de cuidado, com a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de Combate da Tuberculose, Maria José Fernandes e Linha transversal, com a enfermeira do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, Tatiana Feliciano.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza compareceu ao encontro, juntamente com o secretário municipal interino de Saúde, Júlio César Ambrosio, e parabenizou a todos os profissionais e envolvidos no evento. E ainda pediu para que os profissionais possam ajudar o novo secretário nesta empreitada, visto que o mesmo veio para somar, e não para perseguir ninguém.

“Vamos ter que dar uma sacudida na Saúde de Itaboraí, que estava muito ruim e burocrática. A secretaria estava com muita gente e sem ninguém na ponta, aonde realmente há mais necessidade. Temos um hospital administrado por uma Organização Social (OS), por meio judicial, mas que não cumpre com um bom serviço à população. Tenho certeza, que com os profissionais que temos faríamos uma gestão muito melhor. Mas não conseguimos por conta do Ministério Público, da Lei de Responsabilidade Fiscal e outros”, disse o prefeito, destacando que uma das maneiras de fazer a Saúde do município se movimentar é buscar recursos financeiros com o Governo Federal.

Por sua vez, o secretário interino, frisou que assumir à Secretaria Municipal de Saúde é um grande desafio para qualquer gestor que estivesse no seu lugar. “Eu vim com um compromisso e vontade de mudar a Saúde do município e conto seriamente com a ajuda de todos vocês. Precisamos dar uma resposta para a população e os profissionais da Saúde”, relatou Júlio César Ambrosio.

A coordenadora de enfermagem e instrumentação cirúrgica do curso TecNim, a enfermeira Raffaelly participou do encontro e levou aproximadamente 12 alunos do curso de enfermagem, que divulgaram seus trabalhos sobre Dengue, Febre Amarela e Terapia do Chá.

A enfermeira Raffaelly de Volber trouxe alunos para palestras no dia da enfermagem, que ocorreu no salão nobre da prefeitura de Itaboraí | Sandro Giron

“Recebi o convite e prontamente interessei-me pelo assunto, e trouxe os estudantes. Eventos como este são de suma importância para as pessoas que estão ingressando na área da enfermagem, e também para os profissionais, pois conhecimento e troca de saberes é sempre bem-vindo. É uma forma de capacitação e atualização para os profissionais da Saúde”, elogiou Raffaelly.

A diretora de enfermagem do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, Lúcia Helena Rodrigues, há 16 anos no município, sendo 12 deles no Hospital Municipal elogiou a ação da Secretaria.

“Eu já trabalhei em diversos setores da Saúde no município, e consegui ter uma visão geral da rede. Tivemos um 2016 difícil, com muitos enfrentamentos para manter a Saúde de pé, mas nos mantemos unidos e é assim que tem que ser. Por isso, é uma satisfação estar aqui hoje celebrando este dia tão importante, que é o dia da enfermagem”, disse Lúcia Helena.

O evento contou ainda com distribuição de kit, contendo pasta, caneta e folders informativos. Além de sorteio de bolsas de estudo de até 100% de desconto, para o curso de instrumentação cirúrgica, inglês, administração e preparatório. Todos os palestrantes e ouvintes receberam certificado de participação.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *