Projeto Defesa Civil nas Escolas chega ao bairro Mutondo

O projeto “Defesa Civil nas Escolas” está de volta. A Escola Municipal Governador Roberto da Silveira, no bairro Mutondo, foi a primeira a participar das atividades na manhã desta terça-feira (23). Administrado pela Coordenadoria de Defesa Civil de São Gonçalo, através da equipe de Minimização de Desastre, o projeto tem como objetivo transformar os alunos da rede municipal em cidadãos multiplicadores da cultura preventiva de acidentes. O público-alvo são os estudantes da rede municipal, com idades entre 7 e 11 anos, alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e coordenador da Defesa Civil, coronel Adilson Alves, o objetivo das ações é passar para os alunos noções básicas de prevenção de desastre e como reduzir os seus efeitos.

“Nosso trabalho é conscientizar a comunidade escolar para que os alunos sejam incentivados a agir como agentes. As crianças atuam como disseminadores desse conhecimento junto às suas famílias, amigos e comunidade. E os jogos educativos ajudam na fixação dessa mensagem”, afirmou.

Vídeos sobre o meio ambiente, demonstrações de desastres, formas de identificar os riscos, explicações sobre o trabalho dos agentes e dicas para o período chuvoso, foram assuntos discutidos com as crianças. O programa já transformou mais de mil crianças em multiplicadoras da cultura preventiva de acidentes.

“Atendemos cerca de 100 crianças em cada unidade escolar. A Defesa Civil trabalha em conjunto com a população em ações para reduzir os desastres no município. Por isso, a importância da atuação nas escolas, para que as crianças, desde cedo, aprendam como se portar diante de situações de riscos”, afirmou o idealizador do projeto e agente da Defesa Civil, Ricardo do Vale.

Projeto

Dividido em etapas, o projeto dura um mês e meio em cada unidade escolar. No primeiro dia, os agentes apresentam uma maquete ilustrativa. No segundo encontro, são apresentados slides e vídeos. Em seguida, os estudantes participam do jogo “Riscolândia”: um tabuleiro gigante de 3m x 3m, que estimula a percepção de risco e orienta os estudantes sobre noções de meio ambiente.

No terceiro e quarto encontro é dada continuidade ao jogo para que todos possam participar e é ministrada a aula de acidentes domésticos e primeiros socorros. No quinto dia é feito um passeio com os alunos pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho Pequeno. Já no sexto encontro é feita uma gincana final com os alunos, que participam de diversas brincadeiras com a temática das aulas. Para finalizar a atividade é realizado um passeio com as crianças que ganharam a gincana.

Sobre o autor

Deixe um comentário