Projeto Defesa Civil nas Escolas chega ao bairro Zumbi

SG2Transformar os alunos da rede municipal em cidadãos multiplicadores da cultura preventiva de acidentes. Este é o objetivo do projeto Defesa Civil nas Escolas, que atendeu nesta segunda-feira (20/10) 27 alunos do 4º ano da Escola Estadual Municipalizada Coronel Amarante, no bairro Zumbi.

Uma iniciativa da Defesa Civil de São Gonçalo em parceria com a secretaria municipal de Educação, o projeto é direcionado para os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

“Nosso objetivo é passar aos alunos noções de prevenção de desastres e como reduzir os seus efeitos. Nosso trabalho é conscientizar a comunidade escolar para que os alunos sejam incentivados a agir como agentes. As crianças atuam como disseminadores desse conhecimento junto às suas famílias, amigos e comunidade”, declarou o subsecretário e coordenador do órgão, coronel Adilson Alves.

Os agentes da Defesa Civil apresentaram aos alunos uma maquete que funciona como uma ferramenta pedagógica e interativa, ilustrando situações como alagamentos, enchentes, deslizamentos de encostas, construções em áreas de riscos (beira de rio e encostas), drenagem eficiente e ineficiente, ocupação do solo, entre outros.

O idealizador do projeto e agente da Defesa Civil, Ricardo do Vale, diz que atende cerca de 100 crianças em cada unidade escolar. “Estamos realizando um trabalho de conscientização com as crianças do nosso município. Queremos tornar esses alunos em multiplicadores de informação, pois a maioria dessas crianças moram em área de risco. O interessante é que elas aprendam aqui e repassem para os seus familiares”.

Dividido em etapas, o projeto dura um mês e meio em cada unidade escolar. No primeiro dia, os agentes apresentam uma maquete ilustrativa. No segundo encontro, são apresentados slides e vídeos. Em seguida, os estudantes participam do jogo “Riscolândia”: um tabuleiro gigante de 3m x 3m, que estimula a percepção de risco e orienta os estudantes sobre noções de meio ambiente.

No terceiro e quarto encontro é dada continuidade ao jogo para que todos possam participar e é ministrada a aula de acidentes domésticos e primeiros socorros. No quinto dia é feito um passeio com os alunos pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho Pequeno. Já no sexto encontro é feita uma gincana final com os alunos, que participam de diversas brincadeiras com a temática das aulas. Para finalizar a atividade é realizado um passeio com as crianças que ganharam a gincana.

A professora da escola, Leziane Lugão também participou da aula preventiva. “Achei essa iniciativa muito importante, pois reforça mais ainda o que a gente costuma ensinar em sala de aula. Os alunos participam e dão exemplos do que acontece aqui com a realidade vivida por eles”, afirmou.

Sobre o autor

Deixe um comentário