Projeto em Itaboraí beneficia pacientes com tuberculose

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

tuberculose1O Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT), vem ajudando pacientes diagnosticados com a doença no combate a enfermidade. Só no Laboratório Municipal de Saúde Pública são realizados, por mês, em média, 200 exames de baciloscopia, o principal método no diagnóstico e controle da doença.

“Os nossos pacientes são acompanhados por profissionais da saúde, além de psicólogos e assistentes sociais. O município ainda mantém em funcionamento o serviço de entrega de cestas básicas mensais a quem se submete ao tratamento”, destaca Maria José Fernandes, coordenadora do projeto.

Mudando vidas

O projeto, criado há dois anos pela prefeitura de Itaboraí, já beneficiou centenas pessoas desde que foi lançado, como Elaine Batisa, de 36 anos, moradora de Vital Brasil. Há quatro meses ela descobriu que estava com tuberculose. Junto com o diagnóstico, veio o medo e o preconceito das pessoas que não conhecem a doença. Através do grupo de adesão formado por pacientes em tratamento ela encontrou apoio daqueles que também encaram a enfermidade.

“A doença mexe muito com o emocional da gente. Nem todos estão preparados para suportar um tratamento de seis meses. O apoio da equipe e da família contam muito nessa hora”, afirmou a Eliane Batista, que ainda está em tratamento.

Diferente de Eliane, o aposentado João Freire, de 79 anos, já cumpriu todas as etapas e está livre da doença. Mesmo assim ele faz questão de comparecer os encontros e incentivar quem ainda luta contra a tuberculose.

tuberculoseDurante o último realizado nesta sexta-feira, brindes doados por funcionários da prefeitura foram sorteados entre os pacientes.

Mais ações para 2016

Segundo a coordenadora Maria José, durante 2015 foram utilizadas técnicas de agricultura orgânico para estimular a alimentação saudável dos pacientes, já que a variedade de medicamentos ingeridos por eles exigem uma alimentação regular e rica em nutrientes. Já para o próximo ano, a coordenadora prepara mais ações e estuda implementar terapias com artesanatos, reforçando a parceria com a secretaria municipal de Agricultura.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *