Projeto Niterói Ecocultural inicia oficinas

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Projeto Niterói Ecocultural, destinado à capacitação de alunos da rede pública e da comunidade em reaproveitamento de resíduos sólidos, inicia a oficina do curso ecodesign nesta terça-feira (15/03), no Instituto Educação Professor Ismael Coutinho (Iepic), em São Domingos, no município de Niterói. O projeto é fruto de cooperação firmada entre a Secretaria do Ambiente e a Prefeitura de Niterói, através da Fundação de Arte de Niterói (FAN) com recursos de R$ 1,7 milhão do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam).Tem como parceira a ONG Campus Avançado.

A oficina do Ecodesign terá oito meses de duração e vai qualificar alunos da rede pública e a comunidade em técnicas de marcenaria, estofamento e design de superfície. Eles aprenderão a produzir mobiliário e peças para o lar a partir do reaproveitamento de restos de obras e de móveis como madeiras, aço, Medium-Density Fiberboard MDF (material derivado de madeira) e garrafas pet.

“A nossa proposta é mostrar para os alunos que móveis em desuso, ao invés de serem descartados e muitas vezes de maneira inadequada, poderão ser transformados em belas e criativas peças para o lar e até em uma nova mobília. Por exemplo, a garrafa pet pode virar a base de uma luminária ou paletas de madeira podem ser transformadas em uma mesa. São vários os objetos que podem ser recriados”, disse a coordenadora do curso Ecodesign, Vivi Martins.

Além do Ecodesign, o Projeto Niterói Ecocultural abrange os módulos Ecomúsica e Ecomoda cujas oficinas tiveram início na semana passada.

O módulo Ecomúsica visa a qualificar jovens em música e percussão com foco na confecção de instrumentos musicais a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos. Com um ano de duração, as aulas abordarão, dentre outros temas, teoria e ritmo musical, percussão, além de meio ambiente e reciclagem. As aulas acontecem na Escola Estadual Joaquim Távora, em Icaraí.

Já o Ecomoda é destinado à capacitação em confecção de acessórios e peças de vestuário a partir de retalhos, tecidos e roupas usadas. O curso é realizado na Escola Estadual Aureliano Leal.

As oficinas são gratuitas e abertas à comunidade. Os interessados podem efetuar suas inscrições nas escolas estaduais onde acontecem as oficinas, levando a original da carteira de identidade.
Ecomúsica
Escola Estadual Joaquim Távora, Parque Professor Ferraz, Campos de São Bento
Ecomoda
Escola Estadual Aureliano Leal, Rua Presidente Pedreira, nº 79, Ingá


Ecodesign

Instituto Educação Professor Ismael Coutinho (Iepic), Travessa Manoel Continentino, nº 32, São Domingos

You may also like...

1 Response

  1. Some times its a pain in the ass to read what blog owners wrote but this site is very user pleasant! .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *