Psicólogo auxilia pacientes na superação de compulsão alimentar

  •  
  •  
  •  
  •  
compulsao alimentar3

Roberto Garcia Ramos Júnior, psicólogo especializado em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

A compulsão alimentar é um problema que atinge até 4% da população geral e 6% dos obesos – podendo alcançar metade dos indivíduos mórbidos, segundo dados da Associação Americana de Psiquiatria (2012). As causas da compulsão alimentar são variadas e os tratamentos podem envolver diversos profissionais como terapeutas, psiquiatras, nutricionistas e especialistas em distúrbios alimentares.

Para ajudar pacientes que sofrem desse distúrbio, Roberto Garcia Ramos Júnior, psicólogo especializado em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, se dedicou a assuntos comportamentais do emagrecimento, e lançou o Mente em Forma, programa que vem ajudando e fazendo a diferença na vida de muitas pessoas.

O Mente em Forma é um programa de atendimento psicológico para pessoas que desejam alcançar o seu peso ideal, mas reconhecem que tem dificuldades de se firmar em uma dieta. O público de alcance são indivíduos que observam em si questões comportamentais como falta de motivação, ausência de determinação ou perseverança para tolerar os impulsos por comida, ansiedade elevada, desânimo, compulsão alimentar, falta de disciplina, influências emocionais, baixa autoestima, padrões de desistência, sentimentos de privação e injustiça por estar em uma dieta, medo de sentir fome, descrédito a respeito de si mesmo…etc.

Estas questões apresentadas acima são elementos presentes na maioria das pessoas que possuem dificuldades de perder peso, e podem ser trabalhadas com um paciente que apresenta esse perfil. Por isso, o programa foi estruturado para apoiar e auxiliar o cliente a superar suas limitações e alcançar o seu peso ideal e atende em três modalidades: individual, em grupo e online (este último somente para quem reside fora do RJ).

compulsao alimentarO mais importante do programa é adquirir hábitos funcionais no dia-a-dia, assim como compreender que cada organismo é um organismo diferente, e por isso apresentam tempos singulares no emagrecimento.

“Nos meus atendimentos em grupo, em oito semanas, observamos pessoas eliminando muitos quilos. Porém, deixamos bem claro que, o programa Mente em Forma não foca na balança. O emagrecimento não é um fim e sim uma consequência. Ele é um reflexo dos comportamentos que adotamos em nosso dia-a-dia. Vale ressaltar que, mais importante que focar nos quilos perdidos, é desenvolver autonomia para seguir em frente e continuar a emagrecer sem precisar de nenhuma dependência de remédios, produtos, ou dietas milagrosas da moda. Por isso o Mente em Forma é eficaz, pois trabalha exatamente nas limitações humanas e as fortalece, preparando o indivíduo para ser autônomo, confiante e detentor de hábitos e competências comportamentais que favorecem o participante a permanecer no seu novo peso ao longo de toda a vida”, explica Roberto.

O Mente em Forma foi estruturado a partir de estudos científicos a respeito da importância da mente no processo do emagrecimento. Suas técnicas são reconhecidamente científicas e baseadas na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), sendo eficazes não só para o emagrecimento, mas para a construção de novos hábitos funcionais que dão base para a permanência no seu novo peso ao longo da vida. Mundialmente, tratamentos com base na TCC vem tornando-se cada vez mais reconhecidos e recomendados no combate à obesidade, transtornos alimentares e fortalecimento da mente, através da correção das distorções cognitivas e comportamentais.

You may also like...