Qualidade de vida com atividade física

  •  
  •  
  •  
  •  

A procura por uma vida ativa vem aumentando e a atividade física é um recurso cada vez mais usado para manter a boa forma seguido de bem estar mental. E para proporcionar melhorias da saúde e condições físicas da população, a secretaria de Saúde mantém 25 educadores físicos do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf). Os profissionais dão aulas de diferentes atividades físicas em vários bairros do município.

Atuante na Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Paulo Guimarães, no Laranjal, o educador Neydson Muniz bate ponto na unidade todas às quartas-feiras pela manhã. Durante uma hora de aula, elas passam por momentos de exercícios intensos e relaxamento. Alongamento, pilates e circuito funcional fazem parte dos exercícios realizados por ele na Associação dos Moradores de Laranjal.

“A prática de atividades físicas modificam a vida da pessoa de forma corporal, mental e social. É importante envelhecer com saúde e a importância da sua prática é tanta, que auxilia no tratamento e controle de diabetes, hipertensão arterial, osteoporose e estresse e até depressão”, explica Neydson Muniz.

Antes da aula começar, as enfermeiras da unidade de saúde realizam aferição da pressão arterial em todas as alunas e testes de glicose nas alunas diabéticas. Foi assim que a dona de casa Zelam Duarte, 56 anos, descobriu ser hipertensa.

“Faço as atividades aqui há dois anos e ao aferir a pressão no primeiro dia de aula já foi diagnosticada com hipertensão. Fui ao médico, comecei a me cuidar e não deixo de fazer atividades físicas por nada. Auxilia na perda de peso, nos deixa mais calmas e ainda fazemos amigos. Moro no bairro desde os quatro anos de idade e não conhecia quase ninguém. Agora somos vizinhas e amigas”, conta ao lado da aposentada Nazaré Moraes, 64 anos.

quialidade 1Academias da saúde

O investimento na qualidade de vida da população, através das atividades físicas, faz parte do plano de governo da secretaria de Saúde. Em setembro do ano passado foi inaugurada uma Academia da Saúde na Clínica Municipal Gonçalense e outras sete serão inauguradas ainda este ano. A primeira a ser entregue fica no bairro Monjolos e será inaugurada no mês de junho.

Além deste bairro, Santa Izabel (loteamento Quinta Dom Ricardo), Laranjal (loteamento Boa Vista do Laranjal), Boaçu, Guaxindiba (loteamento Jardim Bom Retiro), Luiz Caçador e Santa Luzia também receberão uma unidade cada.

Segue o endereço de locais com atividades físicas:

-Apolo III- Atividades físicas todas às segundas-feiras, às 09h. Praça do bairro (próximo ao campo do Zanata) – ProfºNeydson
-Laranjal- Atividades físicas todas às quartas-feiras, às 09h. Associação dos Moradores de Laranjal, ao lado da UBS Luiz Paulo Guimarães – Prof°Neydson
-Marambaia- Atividades físicas todas Às quintas-feiras, às 09h. Na USF Marambaia – Prof°Neydson
-Salgueiro –Atividades físicas todas às segundas e quartas-feiras, às 09h. Pátio da Igreja Católica Nossa Senhora das Graças (conjunto da Marinha) e às quintas-feiras na UBS David Capistrano Filho, às 08h30 – Prof°Roberta.
-Alcântara- Atividades físicas na Academia da Saúde de segunda à sexta-feira, às 08h30 e as 15h; aulas de zumba, às 09h, na Clínica Municipal Gonçalense (em frente ao 7°BPM)- Prof°Heverton
-Vila Candoza- Atividades físicas todas às segundas-feiras, às 08h30. USF Vila Candoza- Prof°Junior
-Joquei- Atividades físicas todas Às quartas-feiras, às 08h30 na UBS Marileia Cardoso
-Almeirinda- Hidroginástica no Ciep Almeirinda, todas às sextas-feiras às 08h30
-Boaçu- Ginástica e alongamento todas às sextas-feiras UBS Alexandre Fleming- Prof° Leonam
-Porto do Rosa – Atividades físicas todas às quartas-feiras, às 08h na USF Porto do Rosa- Prof°Leonam
-Itaoca- Atividades físicas todas às segundas-feiras, às 08h na UBS Albert Sabin- Prof° Leonam
-Rocha- Atividades físicas todas às segundas-feiras, às 09h no Ciep Galo Branco- Prof°Danielle
-Santa Catarina- Atividades físicas todas às segundas-feiras, às 08h na UBS Luiz carlos Prestes- Prof°Alex
-Porto Novo- Atividades físicas todas às sextas-feiras, às 09h, na UBS Haroldo Pereira Nunes- Prof°Jéssica
-Santa Luzia- Atividades físicas todas àas segundas-feiras, às 08h, na UBS Santa Luzia- prof°Paulo Roberto
-Jardim Catarina- Atividades físicas todas às quartas e sextas-feiras às 07h30 na 8° Igreja Batista do Jardim Catarina e às 08h50 na Igreja Santa Catarina- prof°Paulo Roberto

You may also like...