Remadores niteroienses encaram desafio neste domingo

  •  
  • 2
  •  
  •  
    2
    Shares

Remadores niteroienses encaram desafio neste domingo

Neste domingo, 19/10, cerca de 20 remadores niteroienses irão encarar o desafio de circunavegar as principais ilhas cariocas. Trata-se do desafio proposto pela escola de remo Itaipu Surf Hoe, que preparou a logística para o evento com barco de apoio e uma canoa havaiana para os atletas.

O percurso de 63km irá passar pelas principais ilhas da cidade do Rio, e o ponto de partida e chegada é a Praia de Itaipu, onde fica a sede da escola. Os 20 remadores passarão pelas illhas da Menina, da Mãe e do Pai, ainda em Itaipu, e de lá seguirão seu destino rumo às ilhas cariocas.

O arquipélago das Cagarras será o primeiro a ser visitado. Em seguida passarão pelas Ilhas Tijucas, depois Ilhas Redonda e Rasa, voltando para Niterói.

A previsão é de que a remada dure cerca de 7 horas e será feita no estilo de revezamento: enquanto um grupo rema, o outro descansa no barco.

O principal objetivo desta remada será treinar uma modalidade muito comum nas provas de canoa havaiana no Havaí e outras ilhas polinésias de onde o esporte se origina: o revezamento. Haverá uma canoa de seis lugares para 20 remadores.

A troca de remadores é feita com a canoa em movimento. Os remadores precisam pular do barco de apoio e aguardar, boiando, a aproximação da canoa. Quando ela passa, devem ter força para subir com a mesma em movimento, dando continuidade à remada dos outros integrantes, que neste momento pulam para fora da canoa.

“É uma manobra que deve ser rápida e ágil para não frear a velocidade da canoa. Em uma prova isto faz toda a diferença, mas neste domingo a proposta do Itaipu Surf Hoe é apenas apresentar a manobra para a maioria dos remadores que terão contato com a modalidade do revezamento pela primeira vez.

Além da distância, o grande desafio do dia será domar a habilidade e a força para subir na canoa em movimento, mesmo depois de horas de remada no mar”, comenta Luiza Perin, organizadora da iniciativa.

 

You may also like...