Samu de São Gonçalo adquire maca bariátrica para pacientes obesos

  •  
  • 1
  •  
  •  
    1
    Share

O município de São Gonçalo comprou a primeira maca bariátrica do estado. O aparelho atenderá os pacientes que sofrem com obesidade através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O atendimento já era feito na cidade, contudo, havia dificuldades para transportá-los para unidades de saúde. São Gonçalo é a segunda cidade do país a equipar uma viatura do Samu com a maca que suporta até 300kg, ficando atrás somente do Distrito Federal.

“Nosso atendimento será feito de forma mais humanizada e com muito mais eficiência. Já tivemos muita dificuldade para transportar pacientes, foi uma excelente iniciativa”, explica a chefe de enfermagem do Samu, Ana Paula Silva.

O equipamento, que vai garantir transporte adequado e digno aos portadores de obesidade, será direcionado ao atendimento de pessoas com excesso de peso, conforme parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), que conceitua obesidade pessoas que apresentam Índice de Massa Corporal(IMC) superior a 30%.

Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde no último ano aponta que depois de oito anos, o número de pessoas com excesso de peso parou de crescer no Brasil. Segundo a pesquisa, 50,8% da população brasileira estava acima do peso em 2013 e os homens têm mais excesso de peso do que as mulheres: 54,7% contra 47,4%. Em 2012, o número de pessoas com excesso de peso estava em 51%.

A pesquisa que faz parte da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) ouviu cerca de 23 mil brasileiros maiores de 18 anos que vivem nas 26 capitais do país e no Distrito Federal.

Nos últimos dois anos o Samu de São Gonçalo passou por uma grande reformulação. Recebeu cinco novas ambulâncias, somando um total de oito ambulâncias, sendo seis Unidades de Suporte Básico (USB) e duas de Suporte Avançado (USA). Ganhou uma nova base em local amplo e com instalações modernas. A antiga funcionava de forma improvisada em um local emprestado pelo Hospital Municipal da Mulher.

You may also like...