São Gonçalo fará mutirão para acabar com o lixo da cidade

  •  
  •  
  •  
  •  

O acúmulo de lixo no município de São Gonçalo está com os dias contatos.Isso porque a Prefeitura já organiza um mutirão de limpeza que vai recolher entulhos e lixos espalhados pela cidade. A ação, que será realizada em conjunto com a secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, está marcada para começar no dia 23 de fevereiro. Quem for notificado por despejar lixo irregular, poderá ser multado.

“O desafio de manter a cidade limpa é muito grande, mas o prefeito Neilton Mulim determinou que fosse feita uma operação conjunta para solucionar a questão do lixo na cidade. Vamos unir forças para normalizar a coleta e acabar com os entulhos que estão abandonados nas esquinas”, explicou o secretário de Governo, Sandro Almeida.

O mutirão terá duas etapas. A primeira ação prevê a limpeza dos lixos acumulados, varrição e a conscientização de moradores e comerciantes sobre a importância de jogar o material na hora e local devido. Equipes caminharão nas ruas para incentivar a mudança de hábitos.

A segunda etapa, onde pode ocorrer a aplicação da multa, acontecerá depois da conscientização sobre o despejo do lixo. Segundo o secretário, a Lei municipal 473/2012 diz que os restaurantes, bares, as pensões, lanchonetes e demais estabelecimentos poderão ser multados se não cumprirem a norma do acondicionamento dos resíduos.

A multa é de 20 UFISG, que hoje equivale a R$28,08 cada uma, totalizando o valor de R$561,60. Em caso de reincidência, o estabelecimento será multado com 40 UFISG.

“Nós já identificamos as áreas mais críticas da cidade, porém, vamos atuar em todas as regiões. Vamos fazer uma grande faxina e queremos completar 30 dias de mutirão com uma cidade bem mais limpa. E a fiscalização vai acontecer de forma sistemática, a fim de fazer valer a lei”, alerta Sandro.

Os terrenos que estiverem largados, servindo como lixões, também serão notificados. Os espaços precisam ser murados e caso o proprietário não cumpra a notificação, os imóveis poderão ser desapropriados.

“Estamos acertando o pagamento da empresa responsável pela coleta de lixo para normalizar o serviço e poder cobrar melhorias na limpeza”, revela o responsável pela pasta, que agora também terá sob sua responsabilidade a subsecretaria de Posturas.

You may also like...