São Gonçalo intensifica ações contra a dengue

  •  
  •  
  •  
  •  

dengue0Com a estação mais quente do ano se aproximando, a incidência das chuvas aumenta, deixando em alerta a população e autoridades de saúde em relação ao vírus da dengue e outros fatores causados pelo fenômeno. Com o objetivo de frear o crescimento dos casos registrados no município de São Gonçalo, a secretaria municipal de Saúde e de Vigilância Ambiental está intensificando as ações contra o mosquito Aedes Aegypti, orientando a população da cidade para a prevenção e os perigos da doença.

Nesta quarta-feira, dia 19, agentes e técnicos de saúde da secretaria municipal de São Gonçalo e de controle de endemias da Vigilância Ambiental estiveram durante toda a manhã na Praça Luiz Palmier, no Centro, apresentando à população orientações sobre os cuidados com a doença, distribuindo panfletos ilustrativos com explicações sobre prevenção, além de outros cuidados que as pessoas devem ter contra outros problemas.

Só este ano, a secretaria municipal de Saúde registrou, de janeiro a setembro, 1.381 casos sem óbitos de dengue. No mesmo período do ano passado, 1.238 pessoas foram diagnosticadas com a doença no município, registrando alta de mais de 12%.

Uma tenda foi colocada na praça com o intuito de chamar a atenção da população na prevenção da dengue e de outras doenças. Além dos cuidados básicos, como não deixar água parada em vasos, pneus, contendo o acúmulo de poças, houve ainda instruções com os agentes de endemias a respeito de roedores, cobras e caramujos africanos, que se tornam comuns nesta época do ano.

dengue2A secretaria está com equipes nas ruas com ações semanais, que trabalham tanto através de denúncias sobre possíveis focos, quanto em visitas agendadas em domicílio.

Outra preocupação é quanto à qualidade da água nas casas, considerada pelos agentes como uma das principais formas de contaminação de alimentos e causadores de infecções. Técnicos podem ser solicitados pelo morador para que se possa fazer o teste e receber orientações de limpeza e uso correto do elemento. A secretaria disponibiliza para atendimento, orientação e agendamento das visitas o telefone 2605-2341.

You may also like...