São Gonçalo participa de pesquisa que avalia bem estar dos idosos

O município de São Gonçalo está entre os 70 municípios do Brasil que foram selecionados para participar nos próximos dois meses do Estudo Longitudinal de Saúde e Bem-Estar dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil).

idosos SGO estudo, que é realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) de Belo Horizonte (Minas Gerais), com o apoio do Ministério da Saúde e do Ministério da Ciência e Tecnologia, tem o objetivo de testar a qualidade de vida e avaliar o impacto dos sistemas sociais e de saúde de idosos brasileiros.

“A expectativa de vida do brasileiro aumentou em mais de 10 anos, mas como estão as condições de vida dessa população? No Brasil não tínhamos este estudo”, explicou o entrevistador da pesquisa, José Maurício Arvellos.

Em São Gonçalo, equipes de pesquisadores visitarão residências em dois distritos do município a partir desta quarta-feira (12), em bairros como Alcântara, Porto da Madama e Gradim, para a realização da entrevista. O idoso responde um questionário e realiza pesagem, teste de força e equilíbrio. A pesquisa será realizada em uma amostra de 10 mil indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos, residentes em 7.500 domicílios de 70 municípios situados em diferentes regiões do país.

Examinando a dinâmica do envelhecimento da população brasileira e seus determinantes, o ELSI produzirá informações estratégicas que contribuirão para avaliar o impacto desses sistemas e subsidiar políticas para a promoção do envelhecimento ativo e melhora da atenção à saúde nas faixas etárias mais velhas.

Sobre o autor

Deixe um comentário