São Gonçalo realiza Turismo Pedagógico com alunos

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Nesta segunda-feira (14/09), às 8h, a secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo vai promover mais uma edição do projeto Turismo Pedagógico que leva crianças e adolescentes da rede de ensino municipal a lugares turísticos da cidade. Desta vez, são os alunos da Escola Municipal Pastor Mauro Israel, localizada no Engenho do Roçado, que participam da visitação.

passeio fazendaAntes do passeio, haverá uma breve aula de história ministrada pelo subsecretário de Cultura e historiador, Marcos Vinícius Varela. Logo após, os alunos vão conhecer a Fazenda Santa Edwiges, em Santa Isabel, Sítio Paraíso, no Largo da Ideia, e as ruínas da Fazenda Engenho Novo, em Monjolos. Na última quinta-feira (10/09), alunos da mesma escola estiveram na Praia da Pedrinhas, Piscinão de São Gonçalo e Fazenda Colubandê.

Para o secretário de Turismo e Cultura, Michel Portugal, está é uma oportunidade para que os estudantes vivenciem a história de São Gonçalo.

“ Estes passeios são de grande importância para São Gonçalo pois estamos fazendo com que nossas crianças conheçam melhor o município e possam vivenciar importantes contextos históricos da cidade e do país. As fazendas, por exemplo, fazem parte de um contexto histórico a nível nacional e remontam uma época de escravidão, o latifúndio, questões que as crianças e jovens encontram no livro de história, mas não conseguem ter a dimensão dos acontecimentos. Quando elas estão nesses locais o ensino fica muito mais fácil porque elas passam a vivenciar aquelas experiências. Daí a importância da parceria com a secretaria de Educação”, ressaltou Michel Portugal.

A partida para as visitações acontece no Centro Cultural Joaquim Lavoura, onde será ministrada a aula de história. Durante o circuito alunos e professores receberão um lanche.

You may also like...

Deixe uma resposta