São Gonçalo vai inaugurar Escola Municipal de Dança na próxima segunda (27)

  •  
  •  
  •  
  •  

Escola de danca FASG - Thiago Louza  (1)A Fundação de Artes (Fasg) inaugura na próxima segunda-feira (27) mais um equipamento cultural no município: a Escola Municipal de Dança Claudio Rodrigues de Mattos. A primeira unidade pública da cidade, reivindicação antiga da classe artística, será um espaço de formação que oferecerá aulas de ballet clássico, além de cursos livres de jazz, zumba, sapateado e dança contemporânea. As aulas serão gratuitas , atendendo o público dos 6 aos 21 anos.

A escola é localizada no bairro Porto do Rosa, e beneficiará centenas de jovens e crianças de diferentes bairros do município. As turmas de ballet serão divididas em Ballet preparatório (6-7 anos), Preliminar Infantil (8-10 anos), Preliminar Infantil II (11-12 anos), Básico I (13-14), Básico II (15-16 anos), médio (16 em diante). As inscrições nas turmas tiveram início há cerca de dois meses, na sede da Fundação. Atualmente cerca de 500 pessoas já estão inscritas e os que desejarem ingressar na escola poderão realizar o cadastro na lista de espera por via da página oficial da Fasg no Facebook. Os que já se inscreveram passarão por um processo seletivo com os professores que ministrarão as atividades: os bailarinos e coreógrafos Rebeca Picanço e Fábio Sanfer. As aulas terão início em agosto.

Um diferencial da escola será a possibilidade de companhias e artistas da cidade agendarem ensaios e apresentações de forma gratuita aos finais de semana. Para o presidente da Fasg, Ronaldo Anquieta, a ocupação dos espaços públicos garante uma cultura democrática e acessível a todos.

“Entendemos que a escola é um marco nas conquistas da classe artística e beneficiará toda a cidade. Esperamos que a população ocupe esse espaço, que é público, e abriremos para ensaios de companhias da cidade, palestras e workshops. Estamos trabalhando na realização de sonhos, e em breve teremos mais novidades para a cultura da cidade”, afirma.

Durante a inauguração a Fundação levará apresentações artísticas com bailarinos, dança contemporânea, rap e hip-hop, banda formada por professores da Escola Municipal de Música Pixinguinha, circo, teatro, retratista e uma pequena exposição de telas do acervo da Fasg.

Para a superintendente de dança do município, Karen Ramos, a escola será referência em formação e irá diminuir a migração dos artistas do município.

Escola de danca FASG - Thiago Louza  (5)“A escola será de grande importância para os artistas da cidade, que muitas vezes migram para outros municípios para se qualificar. A escola foi toda projetada nos moldes da Escola Estadual de Dança, pensando na formação continuada desse artista, queremos dar o melhor aos gonçalenses que tanto esperavam por isso”, destaca.

Claudio Rodrigues de Mattos – O nome da escola homenageia o cantor Claudio Rodrigues de Mattos, mais conhecido como “Claudinho”, que fazia dupla com o cantor “Buchecha”. Nascido em 14 de novembro de 1985, em São Gonçalo, o cantor era morador do bairro Salgueiro e iniciou carreira nos bailes de rap e funk promovidos na cidade. No dia 12 de julho de 2002, Claudinho foi vítima de um acidente de trânsito e veio a falecer no dia 13 deste mesmo mês. A homenagem ao artista gonçalense eterniza, junto a todos os que lutam e promovem a cultura no município, o que a dupla cantava: “o sonho não vai terminar!”.

SERVIÇO

Endereço: Estrada da Conceição, 1111, Porto do Rosa
Horário: 17h

Deixe uma resposta