Secretaria de Saúde de SG lança Nutrisus em creches

A Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó (NutriSUS) chegou a nove creches gonçalenses.

A ação, que tem o objetivo de potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais, consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças de 6 a 48 meses. Os estabelecimentos de ensino escolhidos participam do Programa Saúde na Escola (PSE).

A novidade foi anunciada nesta terça-feira, dia 11 de novembro, durante a XIª Semana Municipal de Vigilância Alimentar e Nutricional, na creche Municipal José Calil, no bairro Vista Alegre.

Como parte do evento, uma palestra da Chef Nutribem, oficina culinária com preparação de salada de frutas e avaliação do estado nutricional das crianças. Os pais dos alunos participaram de palestras e a alimentação está sendo supervisionada pelas nutricionistas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf).

“A anemia é apontada como um determinante que prejudica o desenvolvimento das crianças, que precisam de suplementação de ferro”, explicou a coordenadora municipal de Nutrição, Márcia Prata.

Segundo o Ministério da Saúde, o ferro é um dos micronutrientes de maior dificuldade de se atingir as recomendações dietéticas apenas pela alimentação, principalmente pelas crianças, por conta do pequeno volume ingerido.

Estão incluídas no NutriSUS as creches municipais Joaquim Lavoura, no Vila Lage; George Savalla Gomes (Palhaço Carequinha), no Barro Vermelho; Salgado Filho, Itaoca; Arca de Noé, no Raul Veiga; José Calil, em Vista Alegre; Formando Vidas, no Mutuaguaçu; Pastor Benedito Panisset, no Gradim; Menino Jesus, no Zé Garoto; e Natalina Muniz de Oliveira, na Palmeiras, no Complexo do Salgueiro.

Sobre o autor

Deixe um comentário