Segurança reforçada no réveillon: número de guardas municipais aumenta 38%

  •  
  •  
  •  
  •  

Para garantir a tranquilidade de moradores e turistas que participarão do Réveillon em Niterói, a prefeitura montou um esquema especial que foi anunciado nesta quinta-feira durante reunião entre representantes de órgãos municipais e da forças de segurança pública que atuam na cid, na Cidade da Ordem Pública, no Barreto. Para auxiliar nas ações preventivas, Guarda Municipal estará com um efetivo 38% maior em relação ao ano passado. Serão 407 agentes, 34 viaturas, além do Cisp Móvel.

Além da Guarda, o esquema contará com 639 PMs, 87 Bombeiros, mais de cem agentes da Nittrans, além do apoio de ambulâncias do SAMU, somando um efetivo de mais de 1200 agentes.

O esquema começa a ser montado já na manhã de sábado ( 31-12). Haverá uma atenção especial para o tradicional desfile do Bloco das Piranhas, marcado para às 15h, na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro. Os órgãos trabalharão de forma integrada, visando garantir a diversão dos frequentadores com segurança.

Neste ano, o Cisp Móvel ficará estacionado em frente à cabine compartilhada (PM/GM) da Praia de Icaraí. O ônibus equipado com sete câmeras de monitoramento, uma delas com capacidade de alcance de 250 metros, será uma importante ferramenta para o esquema da virada. Gestores da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar trabalharão unidos, facilitando a troca de informação entre os órgãos e otimizando o trabalho das equipes nas ruas da cidade.

Além disso, o Cisp Móvel também vai monitorar crianças perdidas durante a festa da virada. Pulseiras de identificação serão distribuídas pelos Guardas Municipais, possibilitando o rastreamento da criançada, caso se perca do responsável.

“Quem for à festa da virada na Praia de Icaraí vai ver um réveillon mais seguro. O ano-novo em Niterói é tradicionalmente bastante familiar e, este ano, a festa será ainda mais tranquila. E, depois da queima de fogos, a população ainda será contemplada com um belo show do Capital Inicial”, disse o secretário de Ordem Pública, coronel Gilson Chagas.

O comandante do 12º BPM, coronel Márcio Oliveira Rocha, disse que o aumento do efetivo para este ano foi possível após reunião com o comandante-geral da PM, coronel Wolney Dias Ferreira.

“Estamos com efetivo muito substancial. Além disso, temos uma forte integração com os outros órgãos de segurança. Estamos fazendo todo o esforço para que o ano-novo seja tranquilo, seguro, com paz e alegria”, disse Rocha.

Réveillon em Icaraí

A Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres estará interditada ao tráfego de veículos entre Álvares de Azevedo e Oswaldo Cruz, das 18h do dia 31 às 9h do dia 1º de janeiro.

– As seguintes ruas sofrerão interdição para a festa – exceto para veículos de serviço ou identificados com o cartão TRÂNSITO LIVRE- das 18h do dia 31 às 3h do dia 1º de janeiro.  Para o serviço da CLIN, as vias estarão interditadas das 6h às 11h do primeiro dia do ano.

– Rua General Pereira da Silva, entre Praia de Icaraí e Rua Gavião Peixoto.

– Rua Lopes Trovão, entre Praia de Icaraí e Rua Gavião Peixoto.

– Rua Presidente Backer, entre Praia de Icaraí e Rua Gavião Peixoto.

– Rua Oswaldo Cruz, fechada com gradil na esquina com a Praia de Icaraí.

– Rua Belisário Augusto, entre Praia de Icaraí e Rua Gavião Peixoto

Proibição de estacionamento

Nas seguintes ruas será proibido estacionar a partir das 22h do dia 31 até às 10h do dia seguinte:

– Rua Álvares de Azevedo, entre Praia de Icaraí e av. Roberto Silveira.

– Rua Coronel Moreira César, entre as ruas Miguel de Frias e Comendador Queiroz.

– Rua Mariz e Barros, entre Praia de Icaraí e Av. Roberto Silveira.

– Rua Pereira da Silva, entre Praia de Icaraí e Rua Gavião Peixoto.

– Rua Lopes Trovão, entre Praia de Icaraí e Rua Gavião Peixoto.

– Rua Presidente Backer, entre Praia de Icaraí e Rua Gavião Peixoto.

– Rua Otávio Carneiro, entre Praia de Icaraí e Rua Gavião Peixoto.

– Rua Belisário Augusto, entre Praia de Icaraí e Rua Gavião Peixoto.

Para emergências serão utilizadas as ruas Lopes Trovão e Pereira da Silva.

As empresas de ônibus serão orientadas a intensificar o número de coletivos que ficarão estacionados na rua Miguel de Frias  entre a rua Gavião Peixoto e a Reitoria da Universidade Federal Fluminense (lado direito), a partir das 23h do último dia do ano até às 3h do dia seguinte facilitando a saída do público.

Reversível na Roberto Silveira

Na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, haverá implantação de faixas reversíveis como acontece nos dias de semana das 18h do dia 31 às 2h do dia 1º/1 e das 6:00 h às 9:00 h do dia 1º/1.

A montagem da reversível poderá ser suspensa de acordo com a avaliação da Coordenação Geral levando em conta o fluxo dos veículos.

You may also like...