Superbarca Corcovado já reforça a frota Rio-Niterói

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

barca 2Entrou em operação nesta segunda-feira (10/8) a segunda das sete superbarcas chinesas adquiridas pelo Governo do Rio para realizar o transporte de passageiros entre as cidades do Rio e Niterói. Duas novas barcas deverão reforçar a frota até dezembro.

– Vamos entregar mais duas novas barcas, até o fim do ano, para operar no trajeto Rio-Niterói. Uma delas, inclusive, já passando por teste de mar na China. Na semana que vem, também vamos entregar uma das duas novas barcas montadas no Ceará para a travessia Rio-Paquetá – antecipou o governador Luiz Fernando Pezão, durante a viagem inaugural da Corcovado.

A nova superbarca vai realizar até 16 viagens por dia, operando nos horários de rush, neste primeiro momento. Assim como a embarcação Pão de Açúcar, em operação desde março, o novo catamarã tem capacidade para transportar até duas mil pessoas. A Corcovado também é refrigerada, tem acessibilidade plena e espaço para cadeirantes, além de bicicletários, 18 banheiros, sistema de TV e duas proas.

– O Rio de Janeiro ficou décadas sem investir em novas embarcações. Vamos seguir trabalhando para que, até o fim do primeiro semestre do ano que vem, toda a frota Rio-Niterói seja substituída. Nosso usuário será atendido com adequação e a qualidade que merece – afirmou o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio, também presente à viagem inaugural do novo catamarã.

barca 1A Corcovado chegou ao Rio no início de julho e passou pelo processo de registro, homologação, vistoria e teste de mar. Depois de cumprir todas as etapas, foi liberada pela Capitania dos Portos para entrar na atual em operação assistida.

Catamarã Itacoatiara deve embarcar em setembro

A próxima embarcação chinesa a ser entregue será o catamarã Itacoatiara, que já está fazendo teste de mar na China. A previsão de embarque para o Rio é no início do mês de setembro.

O Governo do Rio investiu R$ 273 milhões na aquisição das nove novas embarcações. Sete delas, com capacidade para dois mil passageiros, foram fabricadas do estaleiro chinês Afai Southern Shipyard. As outras duas – ambas com capacidade para 500 pessoas – foram construídas no estaleiro Inace, no Ceará. As próximas embarcações serão integradas à frota até 2016.

A superbarca Pão de Açúcar já transportou quase um milhão de passageiros nas 1.567 viagens realizadas entre as estações Arariboia e Praça 15, desde que entrou em operação 11 de março.

– Vamos seguir investindo para melhorar cada vez mais a qualidade da mobilidade do Rio de Janeiro – complementou Pezão.

You may also like...

Deixe uma resposta