Túnel Charitas-Cafubá será aberto no dia 6 de maio
“Todos os niteroienses sempre acompanharam com expectativa a realização dessa obra. Várias administrações prometeram e não fizeram. Nós tiramos esse projeto do papel. Deu enorme trabalho, foram mais de 50 obstáculos vencidos, o maior licenciamento ambiental da história de Niterói, uma obra muito complexa”, afirma Rodrigo Neves.O prefeito enfatizou que a obra está sendo realizada em um prazo recorde. “Nós iniciamos em julho de 2015 e estamos em abril de 2017. O túnel Santa Bárbara, no Rio, por exemplo, demorou mais de 10 anos para ser feito. O túnel que liga São Francisco a Icaraí demorou quase cinco anos para ser feito, e é cinco vezes menor do que o que estamos fazendo agora. Vamos entregar antes do prazo previsto, que era dois anos”, conta.
Rodrigo Neves também destacou a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO) do túnel, que é um sistema inteligente de monitoramento com equipamentos que vão informar, em tempo real, tudo que acontece nas galerias, e estará conectado ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
“Este túnel também terá iluminação de LED e ciclovia. É um túnel sustentável, o primeiro no Estado deste tipo”, afirma o prefeito, ressaltando que o projeto inclui uma rede de ciclovias integrando os bairros da Região Oceânica. “Parte desta rede nos acessos ao túnel estará pronta no dia 6 de maio”, acrescenta.
Com esta obra, Niterói ganha maior dinâmica no que diz respeito a mobilidade urbana. “Ao passarem pelo túnel, os niteroienses poderão ver a transformação positiva de toda aquela área. Esse projeto é mais do que uma obra viária e traz inovações em relação a tudo que já foi pensado na história de Niterói. O túnel faz parte de um corredor de transporte, a TransOceânica, que continua sendo executado e será entregue no primeiro trimestre de 2018. Vamos seguir em frente e não vamos parar nos próximos três anos e meio para fazer de Niterói o que cada um de nós sonhamos para nós e nossas famílias: que Niterói seja o melhor lugar para viver e ser feliz no país”, diz.
Túnel
Com duas galerias e quatro pistas em cada, sendo duas para carros, um corredor exclusivo para o novo sistema de transporte público BHS e uma ciclovia, a passagem conta, ainda, com um moderno sistema de monitoramento com câmeras integradas ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), 1.100 lâmpadas de LED e 16 ventiladores de grande porte, oito em cada galeria.
TransOceânica
Muito mais que uma obra viária e de pavimentação, ela vai trazer mais sustentabilidade e qualidade de vida para quem mora na Região Oceânica. Com esta obra, o trajeto entre a Região Oceânica e a Zona Sul de Niterói, que hoje é percorrido em uma hora, será reduzido à metade.
A TransOceânica vai passar por 12 bairros beneficiando, diretamente, 80 mil usuários por dia. O corredor viário tem extensão de 9,3 quilômetros e 13 estações de ônibus BHS (Bus of High Level of Service).
Garagem subterrânea
Em uma área de 5 mil metros quadrados, com220 vagas para automóveis, 20 para motos e um bicicletário com 40 vagas, a garagem subterrânea de Charitas será inaugurada no dia 5 de maio. O projeto, que faz parte do conjunto de obras de mobilidade do bairro junto com a TransOceânica, foi orçado em R$ 16 milhões e é uma contrapartida da empresa Niterói Rotativo pelo gerenciamento de vagas de estacionamento no município.
“Estamos na reta final dessa obra. A rotatória do sistema de mobilidade que inclui a chegada em Charitas saindo do túnel Charitas-Cafubá já foi aberta e a ciclovia está praticamente implantada. Os postes que ficavam nos acessos ao túnel foram retirados e, nos próximos dias, todo o trecho do canteiro será complementado. Nos próximos dias, a ciclovia será pintada, integrando-se ao trajeto dos bairros de Charitas, São Francisco e ao túnel da Roberto Silveira”, explica o prefeito.
De acordo com Rodrigo Neves, a abertura da faixa na Avenida Silvio Picanço e as intervenções feitas nos últimos dias foram fundamentais para o complemento de todo esse conjunto. A obra foi cuidadosamente executada e a laje superior da garagem tem estrutura para aguentar o peso de um blindado do exército, já que o local é próximo aos fortes de Jurujuba e recebe intenso trafego de caminhões.