Batalhão da PM abriga curso de mergulho

Mauricio Pingo / Governo do Estado
Mauricio Pingo / Governo do Estado

Há 10 anos, a sede do 17° Batalhão de Polícia Militar (BPM), na Ilha do Governador, abriga o projeto Mergulhe Tranquilo, que oferece aulas de mergulho para moradores do Complexo da Maré e dos bairros do entorno. Mais de quatro mil pessoas já foram beneficiadas.

A ideia de oferecer o curso de mergulho para pessoas de baixa renda foi do subtenente da Marinha e especialista em mergulhado saturado, Nilberto Martins Freire. O objetivo foi ofertar atividades ao ar livres para os jovens. Hoje, o projeto tem reconhecimento internacional.

“Nossa primeira turma foi de policiais militares e, desde então, já formamos milhares de alunos”, disse Freire.

Instrutora do Mergulhe Tranquilo, a guarda-vida civil Valdemira de Santana Ferreira, de 42 anos, conhecida como Baiana, é bicampeã sul-americana de salvamento aquático por equipes e individual dos Bombeiros.

“Aprendi tudo sobre mergulho aqui no projeto. Hoje sou uma atleta de salvamento aquático”, afirmou Valdemira.

Os alunos recebem aulas teóricas, incluindo dicas de segurança e de prevenção de acidentes. As atividades práticas reúnem instruções sobre conceitos básicos e manuseio de equipamentos.

O curso oferece gratuitamente materiais como nadadeiras, máscaras, snorkel, roupa de neoprene e cilindros. Como o projeto tem cunho social, alunos de baixa renda não pagam. A taxa única varia de R$ 50 a R$ 200.

Deixe um comentário