Cidades amanhecem com transtornos em decorrência da forte chuva
Uma segunda-feira pra esquecer. As cidades de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Rio de Janeiro pararam na tarde desta segunda-feira (29), durante o temporal que caiu sobre a Região por mais de duas horas. Em Niterói, a chuva provocou alagamentos em diversos pontos do município e causou transtornos para motoristas e pedestres.
O volume da água inundou as vias e congestionou as pistas de acesso ao Centro, Zona Norte, Zona Sul e a Região Oceânica. No início da noite, os trabalhadores que utilizam o transporte público sofreram nos pontos de ônibus e no Terminal a espera dos coletivos por mais de uma hora. Em alguns locais, as rajadas de vento, provocaram queda de árvores e a falta de energia.
Com as fortes chuvas, os motoristas que já trafegavam pelo Centro de Niterói, nas avenidas Jansen de Melo, Ernani do Amaral Peixoto e Marquês de Paraná, ficaram presos por mais de duas uma horas no trânsito, devido aos trechos de alagamento.
São Gonçalo
Em São Gonçalo, o cenário não foi muito diferente. O bairro Neves enfrentou problemas, especialmente na principal via do bairro, a Rua Oliveira Botelho.
No Rocha, a água da chuva encheu a Rua Salvatori, próximo à Praça do bairro, no cruzamento com a Rua Américo Salvador. No bairro de Alcântara, o trânsito ficou complicado na Rua Doutor Alfredo Backer por conta de bolsões de água e pela intensidade da chuva. Houve alagamento na Rua João Caetano.
Pontos de alagamento foram registrados em Trindade, na Estrada da Trindade, via de ligação com a BR-101. O Porto da Pedra também sofreu com alagamentos na Rua Abílio José de Matos, principal via do bairro.
Maricá
Foi registrado pontos de alagamentos na rua Ribeiro de Almeida, rua Barão de Inohan, além da rua Senador Francisco Sabino da Costa e também na Avenida Pref. Odenir Costa, em Araçatiba. Ruas de Itaipuaçu também ficaram alagadas, como a rua Professor Cardoso de Menezes (Antiga Rua Um), e a rua 34.
No Centro, diversos motoristas voltavam na contramão na rua Barão de Inohan devido ao alagamento. O nível da água chegou a aproximadamente 40 centímetros e deixou diversos carros e moradores ilhados.
Terminal
Quem precisou de ônibus para se deslocar também enfrentou dificuldades. Por volta de 19h, o Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro, ficou lotado de passageiros a espera de coletivos que não chegavam, presos em congestionamentos. Foram quase três horas de espera.
Falta de luz
A concessionária de energia elétrica Ampla, que administra o o serviço na cidade, admitiu que a chuva provocou a falta de luz e informou que equipes foram acionadas para restabelecer o fornecimento de energia na regiões, mas não precisou prazos.
Carro engolido na Região Oceânica
Um carro foi engolido após ceder o asfalto na rua Vereador Luís Botelho, antiga 56, no Cafubá, durante o temporal que caiu em Niterói na noite desta segunda-feira, 29. A rua fica perto das obras do túnel Charitas-Cafubá.
Rotina: calor e temporal
A cidade teve dois dias de calor intenso no fim de semana. De acordo com o Alerta Rio, o Rio registrou 41,4°C no sábado (27), com sensação térmica de 48°C, no dia mais quete do ano. No domingo (28), a cidade teve temperatura máxima de 41,1°C na estação de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, às 11h45. A sensação térmica foi de 47°C. As praias ficaram lotadas de banhistas.