Itaboraí busca parceria para desenvolver alimentos para autistas
Profissionais da multinacional Nestlè visitaram a Clínica-Escola do Autista de Itaboraí nesta sexta-feira. O convite partiu da instituição, mantida pela Prefeitura, que busca parceria para o desenvolvimento de um leite especial, sem caseína, para ser oferecido aos autistas.
Duas especialistas enviadas pela empresa receberam orientações das nutricionistas Áurea Astulla e Karina Chuína, que atuam na Clínica-Escola, a respeito do tipo de alimentação mais indicado para autistas em geral, adotado na instituição.
Entre as principais recomendações, explica Áurea, estão a adoção de uma alimentação natural, orgânica e isenta de glúten e caseína.
“A produção de alimentos em larga escala e que sejam adequados para autistas atende a uma demanda crescente no Brasil e no mundo”, explica Áurea Astulla.”Os resultados que obtemos aqui em Itaboraí com essa alimentação são evidentes”.
Também participaram da reunião na Clínica-Escola a secretária municipal de Educação de Itaboraí, Susilaine Duarte, as subsecretárias Dilcelene Cordeiro e Clemária Ramos, a diretora da instituição, Vanina Silveira, a procuradora do município Cecília Perozo e Berenice Piana, orientadora da Clínica e co-autora da Lei Federal 12.764, que cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
“Fiquei muito satisfeita em ver um projeto diferente e grandioso como esse. Vamos levar as propostas aos departamentos técnicos da Nestlè”, afirmou Beatriz Figueira, assessora técnica da empresa suíça.
Também enviada da Nestlè, a nutricionista Rita de Cássia Mota demonstrou interesse em participar do projeto.
“Esperamos poder participar e atender a essa expectativa. Fiquei impressionada com a Clínica-Escola e espero que esse projeto possa ser multiplicado para outros municípios”, afirmou Rita.
Clínica-Escola do Autista
A Clínica-Escola do Autista é a primeira instituição pública do país destinada exclusivamente ao tratamento e inclusão educacional de pessoas com autismo. Mantida pela Prefeitura de Itaboraí, a instituição completa dois anos no dia 1º de abril, véspera do Dia Internacional da Conscientização sobre o Autismo.
Atualmente, 115 autistas são atendidos na Clínica-Escola de Itaboraí de forma gratuita, com serviços de neuropediatria, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição e neuropediatria. A instituição é vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Mais de 15 município já manifestaram interesse em implementar o projeto em diversos estados do Brasil.