Chuva chega forte e Rio de Janeiro entra em estágio de crise
As chuvas que prometeram cair desde a sexta-feira (11), chegaram a Niterói no inicio da noite deste sábado (12).
Em poucos minutos, alguns pontos da cidade como centro e zona sul, apresentaram bolsões, exigindo atenção redobrada dos motoristas.
No município do Rio de Janeiro, sirenes de alerta tocaram em 39 comunidades, principalmente na Zona Sul e na região da Tijuca, para que os moradores buscassem pontos seguros nas favelas. Às 20h30, o sistema Alerta Rio registrava 106,4 mm de chuva no Vidigal e 105,2mm na Rocinha. No Alto da Boa Vista, o acumulado de chuva da última hora de temporal, às 20h20 era de 83,2mm.
O estágio de crise, o mais grave dos três estágios, se caracteriza chuva forte, ocasionalmente muito forte nas próximas horas, podendo causar múltiplos alagamentos e deslizamentos, e transtornos generalizados em uma ou mais regiões da cidade. Nesta situação as equipes emergenciais da Prefeitura já estão atuando.
Chuva enfraquece no domingo
Nas imagens do satélite meteorológico é possível ver a presença de muitas nuvens sobre todo o estado nos tons em verde e esbranquiçados.
Novas áreas de chuva se intensificaram ao longo da tarde e provocaram pancadas fortes principalmente sobre o norte fluminense. Segundo informações do INMET, a estação de Campos registrou 36mm de chuva em um período de duas horas.
A tendência é de que a chuva perca um pouco da sua intensidade no domingo (13), mas ainda há risco para chuva de forma um pouco mais fraca e pontual.
Com informações ClimaTempo e Portal G1
Em atualização