Alunos de Itaboraí vencem concurso e vão conduzir tocha olímpica

tocha alunosUma tocha, dois estudantes e o desafio de representar cerca de 220 mil moradores. Essa é a oportunidade que os jovens Thaiane Rosa, de 12 anos, e Nathã Carvalho, de 13 anos tanto sonhavam. Eles são alunos da Escola Municipal Jornalista Alberto Torres, em Itaboraí que, ao vencerem um concurso realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a prefeitura, conquistaram o direito de participar do revezamento da chama olímpica. O evento acontecerá entre os dias 5 de 21 de agosto.

A seleção foi feita por meio de uma prova de redação envolvendo os temas “O Espírito Olímpico” e a “Paz olímpica”.

Logo que soube do concurso, Nathã Carvalho conta começou a estudar sobre o tema. Ele também passou a ler livros que explicassem a história dos Jogos Olímpicos na Grécia antiga.

“No ano passado conquistei, junto com minha equipe, o 1ª lugar na Olimpíada de História realizada pela prefeitura de Itaboraí, além do título de Menção Honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. (OBMEP). Acho que estou no caminho certo”, concluí o jovem.

Ao lado dele, estará Thaiane Rosa que também venceu a competição. A aluna, que se interessa por ginástica artística e se apresenta na banda da escola, não vê a hora de participar desse momento histórico.

“Meus pais sempre acompanham as competições. Eles ficaram muito felizes ao saber que venci o concurso de redação e que essa vitória me dará a chance de participar desse evento mundial”, diz Thaiane Rosa.

Escola premiada

A Escola Municipal Jornalista Alberto Torres, em que estudam os estudantes, possuí o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no município. Por esse motivo, ela foi uma das 70 escolas públicas municipais do país contempladas com duas vagas pelo Ministério da Educação (MEC) para participar do revezamento da Tocha Olímpica.

A escolha, segundo o MEC, se deu a partir dos indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que comprovaram a melhoria da qualidade da educação na instituição nos últimos anos.

Inaugurada em 1999, a escola que leva o nome do jornalista Alberto Torres conta com cerca de 780 alunos do 1º ao 9º ano. Entre 2005 e 2013, data último levantamento, o Ideb dos alunos do 5º ano saltou de 3.9 para 5.4. Resultado superior aos 5.0 projetados pelo MEC. O mesmo ocorreu com os alunos do 9º ano, cujo desempenho saltou de 3.7, em 2005 para 4.9, em 2013.

Deixe um comentário