Começam os preparativos para o Corpus Christi em São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo e lideranças religiosas da cidade começaram a organizar a confecção dos tradicionais tapetes de sal de Corpus Christi. Uma reunião na manhã desta quarta-feira (27) entre as secretarias de Governo, Turismo e Cultura, Saúde e Transportes; Guarda Municipal e, a Arquidiocese de Niterói decidiu que o tapete terá 1,5 km de extensão e contará com a participação de pelo menos 240 paróquias e instituições da cidade.

TAPETEDetentora do título do maior tapete da América Latina, os tapetes de sal de São Gonçalo são confeccionados por cerca de 10 mil fiéis que utilizam, aproximadamente, 50 toneladas de sal, 200 sacos de 100 litros de serragem, borra de café, pedrarias e tinta corante. O evento recebe cerca de 60 mil pessoas durante o evento.

Após a confecção dos tapetes, os fiéis se concentrarão na Rua Coronel Moreira César, em frente à Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, no Centro, onde acontecerá a Santa Missa. Depois, os fiéis seguirão em procissão, caminhando sobre os tapetes.

No dia 25 de maio, véspera do feriado, a partir das 7h, o trânsito na Rua Feliciano Sodré ficará em meia pista para a montagem do evento. A partir das 15h, o fluxo será desviado para a Alameda Pio XII para a montagem do palco, que será erguido em frente à Igreja Matriz. Às 18h, o trânsito será completamente interditado para a organização da confecção dos tapetes de sal, que começa às 20h e segue por toda a madrugada. Cerca de 180 guardas municipais serão deslocados para dar suporte ao evento e ao trânsito.

Cada tapete receberá da prefeitura 150 quilos de sal para a confecção dos desenhos, que terão três metros de largura por cinco metros de comprimento e deverão conter um desenho e um texto bíblico obrigatoriamente. Os temas escolhidos para este ano são a eucaristia, campanha da fraternidade 2016, jornada mundial da Juventude 2016, pastoral da criança, catequese, entre outros.

Tapete Corpus Christi 2015 (1)De acordo com o secretário de Turismo e Cultura de São Gonçalo, Joel D´Castro, o evento não deve sofrer muitas mudanças em relação ao ano passado. “Estamos nos reunindo para acertar os detalhes do evento. Tivemos ainda uma outra reunião com o Padre André, da Igreja Matriz. Hoje (quarta-feira) discutimos em relação ao apoio logístico e suporte às famílias que irão confeccionar os tapetes e os trâmites necessários para receber o público que deve comparecer em massa para mais esse dia de celebração”, disse o secretário.

Sobre o autor

Deixe um comentário