Itaboraí elege Rei e Rainha do Carnaval 2015. Confira agenda da folia na cidade

O Carnaval 2015 já começou em Itaboraí, e o Rei Momo Pablo Jales, 25 anos, é quem comanda a folia. Ele foi eleito durante uma animada festa na Praça Marechal Floriano Peixoto, quando também foi escolhida a Rainha, Danyelly Oliveira, 19, que reina pelo segundo ano consecutivo na cidade.

Com apresentação da bem-humorada Narcisa Tamborindeguy, a noite também contou com a apresentação ao vivo do bloco Filhos da Martins, responsável por garantir o samba no pé dos 15 candidatos – entre homens e mulheres.

Os postos de 1ª e 2ª princesas ficaram com Valéria Bombom e Luly Caldeiras respectivamente. Com seus famosos jargões, Narcisa agitou a plateia, com quem interagiu e tirou muitas “selfies” ao lado do mestre de cerimônias Tiago Atzevedo, diretor da Casa do Artista.

“É um prazer estar aqui em Itaboraí, prestigiando este concurso com tanta gente bonita. Ai, que loucura, ai que beleza!”, disparou a atriz.

Ao todo, 10 candidatas disputaram o posto de Rainha do Carnaval e cinco homens, o de Rei Momo. Sete jurados participaram da eleição, avaliando os critérios de beleza, samba no pé, simpatia, figurino e torcida. Presidente da Fundação Cultural de Itaboraí (FCI), Cláudio Rogério Dutra aprovou o resultado, apostando no carnaval popular.

“Estamos trabalhando para realizar um carnaval de paz e confraternização para toda a família. Tenho certeza de que a Corte Real está bem representada e vai animar ainda mais a folia na cidade, que contará com matinês para a criançada nos quatro dias de festa, além de shows de grandes artistas e blocos carnavalescos espalhados pelos distritos”, ressaltou Dutra.

Bi-campeã do concurso Rainha do Carnaval, Danyelly Oliveira é do bairro Jardim Imperial, e fez a alegria de sua torcida organizada. Com os gritos de “É campeã” e “Quem é rainha nunca perde a majestade”, a musa recebeu coroa, faixa, troféu e flores das mãos da jornalista Cláudia Cataldi, uma das juradas.

“É um enorme privilégio poder representar novamente o município onde nasci e vivo. Este ano, a disputa foi mais acirrada, com ótimas candidatas, que demonstraram muito carisma e samba no pé. Agradeço pela oportunidade e espero que, assim como no ano passado, o carnaval seja de sucesso, paz e alegria”, comentou Danyelly, ao lado das princesas.

Em sua primeira participação em um concurso de carnaval na cidade, o Rei Momo veio do bairro de Joaquim de Oliveira. Pablo Jales é passista da Escola de Samba Unidos do Viradouro desde 2011, e viu no concurso a oportunidade de representar sua cidade.

“Sinto-me lisonjeado em fazer parte da Família Real do Carnaval. Fazer o que se gosta é a melhor coisa do mundo, e eu amo sambar, amo a folia, a alegria”, disse Pablo, recebendo a chave da cidade das mãos do Rei Momo do Carnaval 2014, Valmir Vieira.

Destaque

Mostrando que idade não era documento para o concurso, o candidato a Rei Momo Paulo Tchow, 58 anos e morador de Manilha, impressionou a plateia com sua vitalidade e samba no pé.

“No ano passado, eu cheguei atrasado para a disputa e não consegui concorrer. Este ano, fiquei sabendo pela internet e me inscrevi. Sou folião, gosto da brincadeira. Vou passar o carnaval aqui na cidade e espero me divertir bastante”, frisou Tchow.

Por conta da forte chuva na noite desta segunda-feira, a eleição dos candidatos a Rei e Rainha da Melhor Idade, com integrantes do projeto Vida em Movimento, foi transferida para a próxima sexta-feira (13). A disputada acontecerá a partir das 16h, na Avenida 22 de Maio, em frente ao Banco do Brasil, de onde sairá o bloco do projeto Vida em Movimento. Mesmo com o adiamento, os candidatos ao posto Jana Nazaré de Almeida, 68 anos, e Elmo dos Santos, 76, ambos moradores de Itambi, não desanimaram e dançaram o tempo todo, ao som do bloco Filhos da Martins, que interpretou diversos hits ao ritmo de samba e maracatu, como “É Hoje”; “Caio no Suingue” e “Eu Só Quero Um Xodó”.

“Eu adoro carnaval, por isso, decidi me inscrever no concurso. Sexta-feira vou mostrar que tenho samba no pé e, quem sabe, serei eleito o Rei Momo da terceira idade”, disse Elmo.

O evento contou com a parceria do Hotel Promenade Prime, da Clínica Corpus, da loja Beleza Natural, da Liga das Escolas de Samba de Itaboraí (Liesi) e do Guaraná Natural Guaraí.

Exposição

A Casa Heloisa Alberto Torres também está em clima de folia. O local abriga a exposição “Outros Carnavais”, uma mostra de fotos do acervo histórico de Itaboraí, com imagens das festas em diversas épocas. A exposição tem entrada gratuita, e está aberta à visitação até 27 de fevereiro, de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h. Às sextas-feiras, das 9h às 22h, e sábado, das 18h às 22h. Nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro não haverá atendimento. A Chat fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, n°303, Centro.

Confira abaixo a programação do Carnaval 2015 em Itaboraí:

14/02 (sábado)
Avenida 22 de Maio (altura do bairro Nova Cidade)
19h – Matinê infantil com o grupo Folia Kids
21h – Bandas locais e Bloco Show
23h – Bloco Carmelitas

15/02 (domingo)
Avenida 22 de Maio
19h – Matinê infantil com o grupo Folia Kids
21h – Bandas locais
23h – Ziriguidum do Marcelão (ex-Tchakabum)

16/02 (segunda-feira)
Avenida 22 de Maio
19h – Matinê infantil com o grupo Folia Kids
21h – Bandas locais
23h – Grupo Quizomba

17/02 (terça-feira)
Avenida 22 de Maio
19h – Matinê infantil com Fabiano Araújo
21h – Bandas locais
21h – Neguinho da Beija-Flor

De 14/02 a 17/02
Praças de Manilha, Cabuçu, Apolo e Itambi
20h – Shows com DJs, blocos e bandas locais

Deixe um comentário