Rodrigo Neves convida deputados e propõe pauta comum em defesa de Niterói na Alerj

Uma reunião entre o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e os quatro deputados estaduais eleitos da cidade, Tânia Rodrigues (PDT), Comte Bittencourt (PPS), Waldeck Carneiro (PT) e Flávio Serafini (PSOL), realizada na manhã desta quarta-feira (25.2.2015), no gabinete da prefeitura, debateu os pontos em comum de uma agenda suprapartidária em benefício da cidade para ser encaminhada ao estado.

Os principais temas do encontro foram segurança, mobilidade urbana e saúde. Durante aproximadamente duas horas os parlamentares e o chefe do Executivo municipal conversaram e decidiram elaborar uma pauta conjunta para Niterói.

Entre os pontos em comum já definidos estão o aumento do efetivo policial e a defesa de uma política de segurança específica para a cidade, a manutenção do projeto de construção da Linha 3 do metrô ligando Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, a criação de uma linha de barcas ligando São Gonçalo à Praça Quinze, e a melhoria do Hospital estadual Azevedo Lima.

Ao fim do encontro, o prefeito Rodrigo Neves falou sobre o que foi debatido:
“Tivemos uma reunião com os quatro deputados que representam o parlamento do Rio de Janeiro, especialmente a cidade de Niterói. São deputados que representam quatro partidos e pensamentos diferentes, mas estamos reunidos construindo convergências no sentido de defender Niterói de forma conjugada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Vamos apresentar uma pauta ao estado baseada em três grandes agendas de curto prazo: segurança pública, mobilidade e saúde” disse o prefeito.

Neves adiantou ainda que pretende repetir o encontro com a bancada federal. “Niterói, além de uma representação histórica e expressiva na Alerj, tem hoje forte representação no Congresso Nacional com os deputados Chico D’Ângelo, Sergio Zveiter e Soraia Santos. Vou convidá-los para uma reunião como essa para fortalecer nossas reivindicações no plano federal.

Rodrigo Neves explicou algumas das reivindicações

“É preciso que o reforço dos efetivos policiais venha acompanhado do conceito de atuação integrada com a comunidade e o poder local. Também faremos a defesa da linha 3 do metrô, integrando Itaboraí, São Gonçalo e Niterói, apostando num modelo alternativo ao modelo rodoviarista, com ligação de barcas São Gonçalo-Rio de Janeiro, para reduzir a circulação de veículos em eixos viários já saturados em Niterói. Também queremos a melhoria da performance e um papel mais ativo do Hospital Azevedo Lima na rede de saúde de Niterói e na região. Esses pontos serão encaminhados ao estado.”

Waldeck Carneiro elogiou o encontro ressaltando que os interesses comuns estão acima de qualquer posição político-ideológica:
“Foi uma iniciativa muito importante do prefeito, pois coloca na linha de frente os interesses da cidade sobre qualquer posição partidária ou relação oposição-situação. Convidar os deputados com raízes em Niterói é um gesto que põe Niterói acima de qualquer divergência, além de mostrar maturidade e capacidade de diálogo.”

Para Tânia Rodrigues, a melhoria dos serviços de saúde é fundamental.
“Essa reunião é importantíssima para colocarmos as nossas visões. Na área específica da saúde, nós nos comprometemos a fazer um estudo em conjunto com a secretaria estadual de saúde para tentar viabilizar algumas ações em Niterói, e não apenas de contar com o Azevedo Lima, mas também verificar a questão do Antônio Pedro e buscar outros locais onde possamos oferecer especialidades que não temos mais aqui. Essa é uma questão primordial e estaremos juntos aqui para discutir essas ações”, disse.

Flávio Serafini ressaltou a importância de Niterói no cenário estadual e defendeu ações de mobilidade e segurança:
“Niterói teve um crescimento de sua importância política e conseguiu eleger uma bancada parlamentar considerável, com pluralidade, heterogeneidade e de diferentes posições sobre vários assuntos, mas com uma preocupação em comum que é a cidade. Vivemos hoje um colapso da mobilidade na Região Metropolitana. Niterói recebe diariamente um fluxo de pessoas quase igual à sua população e obviamente a solução desses problemas passa pelo planejamento do transporte público da Região Metropolitana, especialmente do transporte não rodoviário, a busca de novas modalidades., como o metrô e a expansão do transporte aquaviário. Reforçar esse ponto como agenda comum dos parlamentares de Niterói e do governo municipal é muito importante.”

Já Comte Bittencourt enalteceu o tom conciliador do encontro:
“Viemos aqui para criar uma agenda convergente. Temos diferenças, mas é positivo para a cidade juntar o poder Executivo municipal e os quatro mandatários e, dessa maneira, levarmos demandas que são convergentes na nossa visão das políticas públicas para o município.. Os três eixos definidos num primeiro momento passam por questões que demandam a sociedade: segurança pública; transporte e mobilidade; e saúde. A intenção é fortalecer o que é convergente. É o que vamos levar ao governador do estado: o pensamento do Executivo municipal e dos quatro parlamentares representando Niterói na Alerj.

Deixe um comentário