Maricá inaugura sede provisória do Instituto Federal Fluminense
O Prefeito de Maricá, Washington Quaquá, inaugurou na tarde desta terça-feira (03/03) a sede provisória do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Maricá.
O prédio fica no bairro Pedreiras, num imóvel desapropriado pelo governo municipal para o início das atividades da escola técnica até o fim das obras do campus que está sendo construído em Ubatiba, previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2016.
A cerimônia contou com a presença do deputado federal Fabiano Horta, do reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Luiz Augusto Caldas Pereira, do diretor geral do IFF, Cesar Dias, do vice-prefeito Marcos Ribeiro e do secretário municipal adjunto de Educação, William Alberto Campos, entre outros.
O prefeito falou sobre os desafios ao longo de 11 anos para trazer para Maricá um campus do IFF. “Essa luta é muito antiga. Antes mesmo de ser prefeito, em 2004, buscava formas de garantir que Maricá fosse beneficiada com uma escola federal de excelência técnica. Nossos jovens enfrentavam dificuldades para o acesso à educação profissional, não tinham emprego e não havia perspectiva de futuro”. Quaquá ainda falou sobre a importância da implantação do instituto.
“Esta solenidade marca o maior presente que poderíamos oferecer para os jovens de nossa cidade garantindo acesso à educação plena, um direito que por muitos anos foi esquecido. O IFF exerce um posicionamento estratégico e fundamental para o desenvolvimento da cidade gerando oportunidades para o povo que deve ser considerado como agente de transformação da sociedade”, ressaltou.
O deputado federal Fabiano Horta fez questão de participar da solenidade por ter destinado, na semana passada, duas emendas parlamentares, no valor de R$ 10 milhões, sendo divididas de forma igualitária para a obra do novo hospital Dr Ernesto Che Guevara e para a construção e montagem do IFF. “A chegada da escola federal é o símbolo maior da transformação social, educacional e econômica pela qual Maricá está passando. É uma oportunidade de futuro e esperança de um crescimento profissional para os nossos jovens. A partir de hoje, tem início em nossa cidade uma nova era educacional e profissional”, afirmou.
O vice-prefeito, Marcos Ribeiro, também destacou a importância da unidade. “Esse é um momento histórico para nossa cidade e para nossos jovens. Desapropriamos um imóvel, onde funcionava uma escola particular, para que o IFF funcione de forma provisória. Realizamos algumas intervenções e adaptações para garantir um ambiente mais prazeroso para a equipe profissional e para os alunos. Estou emocionado em ver a continuidade da proposta do curso técnico de Edificações ser estendido e continuado aqui”, explicou.
O imóvel ocupa parte de uma área de 4.370 m² (a área construída é de 885 m²), com sete salas de aula, seis laboratórios, biblioteca, sala de professores e sala de desenhos.
O reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas Pereira, destacou a importância do movimento de expansão das unidades técnicas firmado graças a um parceria entre o governo federal e as prefeituras. “Hoje é o momento de celebrar a implantação na cidade de uma rede com tradição de 105 anos dedicados ao ensino técnico. Nossa proposta é ir de encontro com a realidade do local onde a unidade está sendo instalada, seguindo a lógica do desenvolvimento econômico, mas visando a inclusão social. O nosso papel é promover para todos o acesso universal à educação profissional com a possibilidade de modificar a realidade de seus moradores”.
O diretor geral do IFF, Cesar Luiz Dias, falou sobre o funcionamento do campus Maricá. “Já estamos atendendo, desde o dia 23/02, 160 alunos matriculados para curso técnico de Edificações. Mas, temos grandes planos para Maricá e nosso objetivo é trazer mais cursos técnicos, de graduação e até mesmo pós-graduação. Estamos nos esforçando para honrar nosso compromisso de ter a escola em pleno funcionamento e oferecer uma educação de qualidade para os alunos”, declarou o diretor.
Para o secretário municipal adjunto de Educação, William Alberto Campos, a implantação do IFF transformará a realidade dos moradores da cidade. “Nosso objetivo é conscientizar cada aluno sobre a importância de estudar em um instituto federal que é considerado centro de referência de educação profissional e o impacto positivo que isso terá para o futuro da nossa cidade. O IFF é uma das principais conquistas da Educação de Maricá”, declarou.
A solenidade contou com a participação do grupo musical “Nossa Alegria”, formado por integrantes da Casa do Idoso Mais Feliz, na execução dos hinos nacional de do município.
Expectativa dos alunos
Os alunos estavam entusiasmados com a implantação do campus em Maricá. Lorrany Parreira Cunha, de 14 anos, ex-aluna da E. M. Lucio Thomé Guerra Feteira, considerava-se uma felizarda por ter conquistado uma vaga. “Essa escola é de referência nacional e seu diploma tem reconhecimento como um dos melhores do país. Quero absorver todo conhecimento que for capaz para poder fazer uma faculdade de Engenharia”, afirmou.
Sílvia Siqueira Braga, de 15 anos, já era aluna do Curso Técnico de Edificações do CEM Joana Benedicta Rangel e passará a estudar na escola federal. “Esse curso não poderia ter vindo em melhor hora. O mercado de construção está em amplo crescimento em nossa cidade e tenho a certeza de que escolhi o ramo certo”, destacou a aluna. Mais feliz do que ela, estava sua mãe, Margarida Maria da Siqueira. “Estudar numa escola federal foi tudo o que ela sempre quis, mas como moramos em Itaipuaçu fica muito complicado ela ter que ir diariamente para outra cidade para realizar seu sonho. Agora, ela não precisa mais sair daqui”.
Campus Maricá
Às margens da RJ-114, em Ubatiba, está sendo construída a escola técnica federal de Maricá. Em uma área de 42 mil m², será instalado um complexo de sete prédios de dois pavimentos, sendo um para laboratórios e 20 salas de aula. Quando estiver em funcionamento, o campus Maricá do IFF atenderá 1.400 alunos em dois turnos. O investimento da Prefeitura é de, aproximadamente, R$ 10 milhões.