Chuva traz transtornos para a população
Uma forte chuva atingiu o município de Niterói e região no início da noite deste sábado, causando alagamentos em vários pontos da cidade.
Vias como Av Roberto Silveira, em Icaraí e Rua Visconde de Sepetiba, no Centro, tiveram trechos alagados e o trânsito ficou complicado.
Segundo nota da prefeitura de Niterói, em aproximadamente duas horas, em alguns bairros, choveu o equivalente ao total esperado para todo o mês de março.
De acordo com internautas, houve correria entre moradores do Morro do Cavalão e no bairro Viçoso Jardim após toque da sirene de alerta nas localidades.
Estragos
De acordo com relatos em redes sociais, parte do teto de uma ala do Hospital Azevedo Lima teria cedido em decorrência da forte chuva.
A direção do hospital emitiu uma nota esclarecendo o ocorrido:
“A direção do Hospital Estadual Azevedo Lima informa que nenhum atendimento foi comprometido devido ao desabamento de pequena parte do revestimento de gesso no corredor da unidade. O incidente foi ocasionado pela forte chuva que atingiu a cidade de Niterói na noite deste sábado. Imediatamente após o ocorrido, as equipes de manutenção e higienização foram acionadas, não havendo interrupção na assistência nem risco aos pacientes e funcionários.”
Prefeitura emite nota
“Uma forte e intensa chuva que caiu sobre Niterói no início da noite de hoje pôs a cidade em alerta. Em aproximadamente duas horas, em alguns bairros, choveu o equivalente ao total esperado para todo o mês de março.
Por medida preventiva, sirenes do Sistema de Alerta e Defesa Civil das comunidades do Morro do Estado, do Viçoso Jardim e da Coronel Leôncio foram acionadas e moradores destas localidades orientados a seguir para os pontos de apoio da região.
Equipes da Defesa Civil, Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social e Clin, entre outros, coordenadas pelo prefeito Rodrigo Neves, foram destacadas com contingentes adicionais para auxiliar a população e realizar o trabalho de limpeza e assistência à população na cidade.
Até as 21h50m, não havia registro de nenhuma ocorrência grave ou de perdas humanas no município. De acordo com a Defesa Civil, esta foi a chuva mais intensa dos últimos três anos na cidade.
O Túnel Ângela Fernandes (Mergulhão) funcionou normalmente, sem qualquer registro de alagamento.
De acordo com a coordenação da Defesa Civil de Niterói, em duas horas de chuva foram registrados índices pluviométricos de 67 milímetros na Coronel Leôncio, 74,4 milímetros no Morro do Estado e 49,4 no Viçoso Jardim. Tais índices, explica o coordenador da Defesa Civil, Walace Medeiros, são considerados de protocolo para acionamento das sirenes dos Núcleos de Defesa Civil e encaminhamento da população para os pontos de apoio pré determinados pela municipalidade..
Até às 22h, o índice de chuva acumulado no Morro do Estado chegou à casa dos 115 milímetros (o esperado para todo o mês).
Apesar da diminuição da chuva no fim da noite, a Defesa Civil de Niterói permanece em estado de alerta em função da previsão de novas pancadas de chuva cidade pelas próximas 24 horas.
O prefeito continua acompanhando os trabalhos das equipes da prefeitura por toda a cidade.”