Um arraiá com muita arte e diversão
Olá,
O evento dica de hoje são as atrações musicais e artísticas gratuitas que acontecem nos dias 27 e 28 de junho e 4 e 5 de julho, às 16h, no Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói.
Para homenagear a arte nordestina no mês das tradicionais festas juninas, o Museu preparou uma programação especial em que retrata a obra do cantor e compositor alagoano Jackson do Pandeiro. O evento, “Tributo a Jackson do Pandeiro – um festejo no Museu” reúne uma exposição de objetos pessoais do cantor, comidas típicas, artesanato e um show com o grupo “Disco é Brasa”, apresentando o melhor dos ritmos nacionais.
Outra atração é a oficina com o grupo Forró Pé de Serra, onde serão oferecidas aulas de percussão, sanfona, harmonia e canto, tudo inspirado no cantor conhecido como o “Rei do Ritmo”.
E para ninguém perder o ritmo no melhor do arrasta pé, o evento contará também com uma oficina de danças populares brasileiras, do professor Elias Conceição.
Confira a agenda das atrações e aproveite ao máximo:
• Disco é Brasa – 27 de Junho e 04 de Julho
• Oficina de Danças Populares Brasileiras – 27 de Junho
• Oficina Forró Pé de Serra – 28 de Junho e 05 de Julho
Você sabia?
Localizado no bairro do Ingá, o Museu Janete Costa de Arte Popular fica em um casarão de estilo neoclássico do século XIX reformado em 2012 para viabilizar o sonho que Janete Costa tinha de divulgar a cultura brasileira.
Nascida e criada em Pernambuco, Janete teve uma infância marcada pela arte nordestina do mestre Vitalino e revelou-se uma grande colecionadora de suas obras. Em 1961, tornou-se arquiteta diplomada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Rio de Janeiro. Conhecida como uma das grandes pesquisadoras e especialistas em arte popular brasileira, ela é lembrada como “a arquiteta de Niterói”, pelos anos dedicados à reforma urbanística da cidade. Janete faleceu em 28 de novembro de 2008, em Olinda (PE).
O Museu Janete Costa de Arte Popular fica na Rua Presidente Domiciano, 178-182, Ingá, Niterói.
A gente se vê por lá!
Formada em Turismo e com duas pós-graduações na bagagem, Leila Gravano é guia de turismo bilíngue e diretora da Conhecendo Mais, empresa de turismo receptivo de Niterói.
A opinião contida neste artigo é de inteira responsabilidade do seu autor. O seu conteúdo não expressa necessariamente a opinião do Correio da Cidade Online.