Prefeito de Itaboraí oferece apoio a ex-trabalhadores do Comperj
Ex-trabalhadores de empresas que atuaram no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) foram recebidos nesta terça-feira (14/10) pelo prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, em seu gabinete. Durante o encontro, o prefeito garantiu apoio ao grupo, que reivindica junto à Petrobras o aumento do número de contratações de profissionais locais para trabalhar nas obras de construção do empreendimento.
Na ocasião, Helil se solidarizou aos trabalhadores, ressaltando que a Prefeitura já vem mantendo contato com a Petrobras no sentido de aumentar o número de pessoas da cidade empregadas nas obras do Comperj.
“Já tivemos algumas reuniões com a Petrobras, e sempre ressaltamos essa questão junto aos representantes da empresa. Temos atuado junto a todos empresários que chegam a Itaboraí, dentro e fora do Comperj, para que eles dêem preferência na contratação de mão-de-obra local”, afirmou Helil Cardozo.
O prefeito lembrou que, mesmo com a crescente capacitação dos trabalhadores de Itaboraí, as empresas que atuam no Comperj têm alegado que faltam pessoas com experiência na cidade para atuar no empreendimento.
“Essa questão da experiência é relativa. Pensando nisso, a Prefeitura conseguiu, junto a sindicatos de trabalhadores, que pessoas capacitadas e em início de carreira possam ser contratadas em regime experimental, por um determinado período”, disse Helil Cardozo. “Dessa forma, elas serão avaliadas, podendo ser efetivadas, caso demonstrem capacidade para o serviço. Agora, precisamos atuar junto aos empresários do Comperj para que isso seja colocado em prática”.
O secretário municipal de Trabalho e Renda de Itaboraí, Aleksander Santos, também participou da reunião. Na ocasião, ele entrou em contato com representantes da Petrobras, para agendar um novo encontro com a empresa.
“Temos feito um bom trabalho de inserção de mão-de-obra local nos empreendimentos que chegam a Itaboraí, graças, principalmente, à atuação do Sine (Sistema Nacional de Emprego) no município”, afirma Aleksander. “Esperamos que a Petrobras se sensibilize e passe, cada vez mais, a também incentivar a contratação de mão-de-obra local”.
Diretor do Sine de Itaboraí, Anderson Santana se colocou à disposição dos trabalhadores para auxiliar na busca por novas oportunidades.
“Mantemos um diálogo constante com empresários e trabalhadores em busca de vagas de emprego, e temos um cadastro qualificado e crescente de empregadores e candidatos”, lembra Anderson. “O Sine é, com certeza, o melhor caminho para que os dois lados se encontrem”.