Nutricionistas reforçam importância da alimentação e nutrição saudáveis

Profissionais avaliam a condição nutricional da população em Itaboraí - Foto Edmilson Domingos (4)A secretaria de Saúde de Itaboraí finalizou nesta sexta-feira (17) as comemorações pela Semana de Vigilância Alimentar e Nutricional no município. Desde segunda-feira (13), nutricionistas da rede municipal realizaram o monitoramento do estado nutricional de 300 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes nas unidades de Saúde da Família de Visconde de Itaboraí e Apolo II, Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro, e no evento para idosos realizado no Clube Vera Gol, em Outeiro das Pedras.

As mobilizações incluíram pesagem, avaliação e orientação sobre alimentação e nutrição. A equipe também distribuiu folheto educativo para a promoção da saúde sobre os “Dez Passos para a Alimentação Saudável” .

A nutricionista e coordenadora do programa municipal de Alimentação e Nutrição, Rosa Maria Henriques, lembra que Itaboraí acompanha o estado nutricional da população e realiza diversas ações ao longo do ano para combater situações de risco nutricional que possam ser encontradas nas Unidades de Saúde da Família.

“Como as pessoas estão cada vez mais atarefadas, sem tempo para preparar seus alimentos, o consumo de produtos industrializados, mais práticos e rápidos de comer ou beber, está crescendo, tornando a obesidade um fator de risco para uma série de doenças. Por isso, queremos despertar a população sobre a importância de uma alimentação simples e saudável para prevenir problemas e melhorar a qualidade de vida. Nosso trabalho é fazer uma reeducação alimentar, orientando sobre o consumo diário de legumes, verduras e frutas, aliado a atividade física, para diminuir o sedentarismo e ajudar na perda de peso”, explicou Rosa.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas.

“O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras. O excesso de peso também está ligado a maus hábitos alimentares. A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando o potencial de crescimento e desenvolvimento humano com qualidade de vida e cidadania”, completa Rosa.

Dez passos para a alimentação saudável:

1 – Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Coma-os cinco vezes ao dia
2 – Coma feijão, pelo menos, uma vez ao dia, no mínimo quatro vezes por semana

3 – Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para, no máximo, uma vez por semana
4 – Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa
5 – Faça, pelo menos, três refeições e um lanche por dia. Não pule refeições
6 – Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para, no máximo, duas vezes por semana
7 – Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário
8 – Aprecie sua refeição. Coma devagar
9 – Mantenha seu peso dentro dos limites saudáveis. Veja no serviço de saúde se o seu IMC está entre 18,5 e 24,9 kg/m2
10 – Seja ativo. Acumule trinta minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro. Suba escadas. Não passe muitas horas assistindo TV.

Deixe um comentário