Morre em Niterói o idealizador do ‘Projeto Gugu’

gugu1O professor Carlos Augusto Aguiar Bittencourt Silva, mentor do Projeto Gugu, faleceu no fim da manhã deste sábado (15) depois de sofrer um acidente um na sauna, que tanto gostava, na noite desta sexta-feira.

Gugu, como era carinhosamente chamado, fraturou o crânio e teve uma grave hemorragia. Ele estava internado em estado grave no Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca.

Médico ortorpedista formado pela Faculdade Fluminense de Medicina e foi professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, tendo sido o primeiro Diretor do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap) quando foi incorporada à Universidade. Na década de 1990 ele iniciou o Projeto Gugu, onde trabalhava com ginástica voltada para os idosos.

O Projeto Gugu

Idealizado e comandado pelo médico ortopedista e professor, o Projeto Gugu começou em abril de 1995, na Praia de Icaraí, em Niterói.

Gugu0Na ocasião, uma palestra sobre a terceira idade e como retardar o envelhecimento, proferida pelo professor Carlos Augusto, na qual foi ressaltada a importância do exercício físico, suscitou o interesse de algumas senhoras sobre o assunto. Foi então que Gugu, como é chamado o criador do projeto, decidiu dar aulas de ginástica ao ar livre para esse público, tão carente de atividades a ele direcionadas, ainda que com muita saúde.

Inicialmente, eram aproximadamente 30 senhoras. Hoje, o projeto abrange mais de 35 núcleos, tanto em Niterói quanto no Rio de Janeiro, e tem aproximadamente 5 mil participantes cadastrados.

O velório deverá ser feito na Câmara de Vereadores de Niterói, mas o horário ainda não foi divulgado.

Deixe um comentário