Niterói fará convênio com a Andef visando treinamento de atletas para os Jogos Paralímpicos de 2016
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (01/09), quatro atletas que ganharam medalhas de ouro no Parapan de Toronto. Na ocasião, Neves anunciou que no próximo dia 21 de setembro, Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, assinará um convênio com a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) para que a prefeitura dê apoio e recursos para o desenvolvimento dos atletas que treinam na instituição, que é referência em todo o país.
Participaram do encontro o recordista das américas e medalha de ouro em salto à distância no Parapan, Pedro Neves; Lucas Ferreira de Araújo, que levou o ouro por equipes na Bocha; e José Carlos Guimarães, o Zeca, e Jan Francisco Brito da Costa, medalhistas do futebol de 7. Os quatro são atletas da Andef.
“Esses atletas são nossos heróis, vitoriosos em todos em todos os sentidos porque superaram todas as dificuldades e adversidades e se tornaram referência para nossas crianças e jovens. Niterói tem essa característica de ser uma cidade acolhedora, inclusiva, e por outro lado de ser uma cidade que ama o esporte. Por isso nós vamos assinar um convênio com a Andef, para que a instituição possa oferecer estrutura e dar um suporte permanente, com professores de educação física, fisioterapeutas e acompanhamento psicológico, ao Pedro e ao Lucas, que praticam modalidades individuais, e também a outros atletas da instituição para que possam também trazer medalhas na Paralimpíada 2016”, afirmou o prefeito.
Rodrigo Neves também anunciou que no dia 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, será inaugurada a primeira base do projeto Praia sem Barreiras, na Praia de Icaraí. O projeto consiste na instalação de uma rampa de madeira e uma esteira na areia da praia, na altura da cabine da Guarda Municipal, que vão auxiliar portadores de deficiência e de mobilidade reduzida no acesso até o mar. Vai disponibilizar ainda duas cadeiras anfíbias apropriadas para o banho de mar. Todo o trajeto será acompanhado por profissionais. A iniciativa será expandida para outras praias, como Itacoatiara, Itaipu e Piratininga, na Região Oceânica.
A secretária municipal de Acessibilidade e Cidadania, Carmem Fogaça, disse que Niterói é um celeiro de atletas, tanto olímpicos como paraolímpicos.
“Nós temos na cidade a Andef, que já formou muitos campeões. O apoio que o prefeito anunciou para os atletas que treinam na Andef será muito importante. O resultado do Brasil nos Parapan deu muita visibilidade ao esporte praticados por atletas deficientes. Hoje você têm ídolos que são deficientes, coisa que a gente não via em outras épocas. É assim que trabalhamos a inclusão por meio do esporte”, disse.
Um desses ídolos é Pedro Neves, que foi recebido no Morro do Cavalão, onde mora, como um verdadeiro herói.
“Tivemos com o prefeito uma conversa muito proveitosa. Essa parceria com a Andef para apoio aos atletas paraolímpicos vai ajudar a nos preparar bem mais para os jogos Paralímpicos 2016. Niterói só tem a ganhar com isso, porque é uma potência no esporte paraolímpico. Quanto mais apoio vier, melhor tanto para a instituição quanto para os atletas”, afirmou.
Também participaram do encontro a deputada estadual Tânia Rodrigues; o secretário municipal de Esporte e Lazer, Bruno Souza; e João Carvalho, ex-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.