Policiais do BAC adotam novo treinamento
Desenvolvido para treinar oficiais da polícia americana, o CrossFit se tornou o principal programa de treinamento e condicionamento físico de diversas forças policiais e militares pelo mundo. No Brasil, trilhou um caminho inverso, conquistando primeiramente adeptos entre a população civil.
Agora, a modalidade chega pela primeira vez a uma unidade militar brasileira, o Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar, pioneiro no país em se filiar à CrossFit internacional. Os benefícios já podem ser percebidos nos testes de aptidão física realizados em seu efetivo.
O treino combina exercícios de força, flexibilidade, potência, equilíbrio, resistência cardiorrespiratória e muscular, agilidade e precisão. Cerca de 170 policiais já aderiram às atividades, que acontecem na academia e no campo que ficam na sede do BAC, em Olaria, sob supervisão do soldado Alexandre Gurgel. Formando em Educação Física, ele é um dos 20 profissionais no Brasil que possui a certificação Level 2 da CrossFit.
Condicionamento
– O treinamento foi adaptado para a atuação com os cães e permite trabalhar melhor o condicionamento dos policiais – disse o treinador.
Os resultados já puderam ser medidos no teste de aptidão física realizado nos policiais do BAC. A avaliação inclui corridas de 100 metros e de 12 minutos, execução máxima de barras fixas e execução máxima de abdominais em 1 minuto.
Integrante do BAC desde janeiro, o soldado Erick Moreira, de 25 anos, praticava corrida e musculação há 10 anos. Com o CrossFit, viu seu rendimento disparar.
– Hoje, consigo fazer mais barras fixas, correr maiores distâncias e percorrer as comunidades com um desgaste menor. É um treino motivador e dinâmico – afirmou o soldado.