Conheça 5 passos para evitar a desidratação no verão
A desidratação nada mais é do que a ausência de água em quantidade ideal no nosso corpo, só para termos uma ideia embasada, em média o corpo de um adulto é composto por 65 por cento de água. Ou seja, no nosso corpo há mais água do que qualquer outra coisa, e se por ventura houver a ausência da mesma, uma série de complicações de saúde podem ser desencadeadas.
Neste tempo de calor, a desidratação é constante, isso ocorre pelo fato de que nesse período o nosso corpo transpira bastante, e com isso, uma quantidade significativa de água é eliminada através do suor. A seguir estaremos mostrando alguns passos para que possamos evitar a desidratação.
5 passos para evitarmos a desidratação
Consumir água abundantemente
O primeiro passo é consumirmos água exacerbadamente, portanto, procure sempre que possível, beber 1 copo de água mesmo que não haja sede.
Segundo especialistas, devemos consumir no mínimo 2 litros de água por dia, esta é a quantidade mínima de água que o nosso corpo necessita; mas tenha em mente que água nunca é demais, por isso, consuma mais quantidade se puder.
Uma alternativa à água propriamente dita, são as bebidas derivadas de água, como exemplo temos os sucos e as vitaminas. No caso dos sucos, o ideal é consumir os naturais, visto que os industrializados são empobrecidos em nutrientes benéficos para a nossa saúde.
Consumir alimentos ricos em água
Além da água propriamente dita, existem uma série de alimentos ricos em água, e são justamente esses alimentos que devemos consumir todos os dias. Entre esses alimentos, podemos citar o tomate, a melancia, morango, melão, cenoura, maçã e pera.
Hidratação antes das atividades físicas
Antes de começar a praticar as atividades físicas, procure beber bastante água e/ou ingerir alimentos ricos em água. Isso é importante pelo fato de que no decorrer dos exercícios físicos, o nosso corpo perde bastante quantidade de água.
Portanto há essa necessidade no reabastecimento de água corporal, inclusive é interessantíssimo você levar uma garrafinha de água, e consumi-la no decorrer da atividade física.
Evitar contato com o sol
Outra maneira efetiva para evitarmos a desidratação é evitando o contato direto com o sol, ainda mais se for para realizar exercícios físicos. O contato com o sol é ainda pior se ocorrer depois das 10 da manhã e antes das 16 horas.
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas são constantemente consumidas pelos brasileiros, porém elas podem não ser tão interessantes de serem consumidas neste período. Digo isso pelo fato de que esse tipo de bebida possui a ação diurética, o que faz com que o indivíduo urine várias vezes ao dia.
Ao urinar várias vezes ao dia, a pessoa elimina bastante água, o que pode desencadear uma possível desidratação. Se houver o desejo de consumir tais bebidas, certifique-se apenas de não exagerar na dose, e ao mesmo tempo consumir bastante quantidade de água após ingerir o álcool.
Perigos da desidratação
A desidratação é mais séria do que possamos imaginar, esta não é apenas uma simples complicação, a desidratação se de fato ocorrer, pode ocasionar sérios transtornos. A morte é a possibilidade mais extrema, porém passível de ocorrer.
Além disso, a desidratação prejudica diretamente a pele, visto que a água mantém a pele em perfeitas condições de funcionamento. A ausência de água pode a curto prazo ressecar a pele notoriamente, e a longo prazo, a ausência de líquido pode ocasionar mazelas visuais severas, como é o caso do envelhecimento precoce e manchas na pele.
Fonte: Ilovesaude.com
O site ilovesaude.com é parceiro do Correio da Cidade Online