Itaboraí abre inscrições para inclusão escolar

itaborai inclusaoA Prefeitura de Itaboraí abriu, nesta terça-feira (03/11), as inscrições para a segunda edição do Projeto Recomeçar, que consiste em uma avaliação dos jovens e adultos que não possuem comprovante de escolaridade. O objetivo é nivelá-los, para que possam retornar aos estudos e conquistarem melhores oportunidades de trabalho. As inscrições seguem abertas até o próximo dia 11.

“É uma oportunidade para que as pessoas possam oficializar o conhecimento adquirido durante suas trajetórias de vida, e que sirva de base para elas retomarem seus estudos e se qualificarem para o mercado de trabalho”, disse Adriana Barbosa, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O exame é regido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pelo Regimento Escolar da Rede Pública Municipal de Itaboraí. A participação no processo, limitado a 60 vagas, é voluntária e gratuita para maiores de 18 anos, e exclusiva para moradores de Itaboraí.

“Eu trabalho desde os 12 anos de idade, quando a minha mãe faleceu. Com isso, nunca tive continuidade nos estudos, e acabei me vendo sem comprovante do tempo que passei na escola. Quando a minha nora Alessandra me falou desta prova, não só me interessei na hora, como também vou trazer meu marido para se inscrever”, disse Enedina dos Santos, camareira de 57 anos, moradora de Perobas. “No meu trabalho mesmo, recebo muitas instruções por escrito. Melhorando a leitura, com certeza vou aumentar também o meu rendimento profissional”, completou ela.

As inscrições, válidas até o próximo dia 11, poderão ser feitas, das 9h às 17h, na sede da Prefeitura Municipal de Itaboraí, situada na Praça Marechal Floriano Peixoto, 97, Centro. O interessado deverá portar identidade, CPF e comprovante de residência.

Projeto Recomeçar

Esta será a segunda edição do Projeto Recomeçar, lançado em julho. Os aprovados poderão se matricular em uma das 18 unidades da rede municipal onde funcionam as turmas de EJA, que atende a mais de três mil alunos na cidade. Em caso de a pessoa necessitar se mudar de Itaboraí, não há problema, pois o comprovante de escolaridade é válido em todo o território nacional.

As provas serão realizadas no Espaço de Desenvolvimento da Educação Integral (Eadi), na Rua Coronel Antônio Leal, 53, Centro, no dia 25 de novembro, com o candidato podendo optar por fazê-las pela manhã, tarde ou noite. Para garantir a ampla participação, a Secretaria de Educação e Cultura dispõe de recursos como provas em braile, com letra ampliada, super-ampliada, tradutor-intérprete de libras, guia-intérprete, auxílio para leitura e transcrição, e leitura labial.

Deixe um comentário