Ação social supera marca de 120 mil atendimentos
Com os 7.540 atendimentos na 21º edição do Prefeitura Perto Você (PPVC), ocorrido sábado (05), em Itaboraí, o programa realizado pela Prefeitura atingiu o número total de 125.346 serviços prestados nesses dois anos e quatro meses de ação social do município. Ao todo, 3.180 casais oficializaram gratuitamente a união estável desde a primeira vez em que o evento foi realizado, em 2013. O último PPVC deste ano ocorreu na área externa do Itaboraí Plaza Shopping. Os 262 casamentos foram realizadas por cinco juízes da 2ª Vara de Família, que trabalharam voluntariamente.
O prefeito Helil Cardozo aproveitou para fazer um agradecimento especial a todos os mais de 420 voluntários que participam da PPVC desde a primeira edição.
“Trouxemos a ideia da ação social há pouco mais de dois anos, que foi abraçada por todos os voluntários e instituições parceiras do projeto. Sem o empenho e dedicação deles, nada disso estaria acontecendo”, ressaltou Helil.
O prefeito também ressaltou o fato de o 21º PPVC ter ocorido nas dependências de um shopping.
“Como estamos no mês do Natal, nada melhor do que fazer a PPVC tendo o shopping como parceiro”, disse Helil. “Afinal, as pessoas podem aproveitar para fazer suas compras de fim de ano. E não há um mês mais propício para se realizar uma ação social do que em dezembro. Mês de confraternização, de comunhão em família e com os amigos”.
O pedreiro Zilto Luiz Pereira de Azeredo, de 39 anos, e a auxiliar de serviços gerais, Andrea Ribeiro Leon, de 36 anos, oficializaram a união de 21 anos.
“A dificuldade financeira, somada à vida corrida do dia a dia, fez a gente protelar esses anos todos. Como já era um desejo antigo de minha mulher, não pensei duas vezes quando soube deste PPVC”, revela o pedreiro, que já é avô de um menino de um ano e cinco meses.
Andrea conta que seus dois filhos, um de 11 anos e outro de 20, estavam presentes e ficaram felizes com a decisão dos pais.
“O Felipe completa 11 anos amanhã (domingo), e disse que nós estávamos lhe dando um grande presente”, afirmou Andrea.
Sua irmã, a operadora de marketing Ana Cláudia Pereira, de 36 anos, afirma que Andrea realizava um sonho.
“Eles sempre quiseram se casar oficialmente, e minha irmã, mais ainda, mas não tinham ainda tido a oportunidade, principalmente pela questão financeira”, disse Ana Cláudia.
Mãe de Zilto, Vera Lúcia Pereira, de 58 anos, espera que a iniciativa do filho e da nora influencie seu neto, de 20 anos.
“Ele já me deu um bisneto, mas não quero que leve também 21 anos para casar, como o pai dele”, afirma descontraída.
Oficinas de artesanato
Na tenda da Secretaria de Desenvolvimento Social, a dona de casa Miriam Viana, de 34 anos, aprendeu a fazer uma árvore de Natal usando uma revista como matéria-prima na oficina do projeto Serviço de Convivência e Fortalecimento Familiar.
“Esta será a única Árvore de Natal lá de casa. Achei muito interessante e nunca imaginei que fosse tão fácil fazer uma”, revala a dona de casa.
“As orientadoras sociais fazem diversos artesanatos com material recicláveis nos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itaboraí. Trouxemos uma de nossas oficinas para cá. Além de ensinarmos as técnicas, estamos cadastrando os interessados que não conheciam nosso trabalho”, conta a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento Familiar, Aretha Abrão.
Tenda concorrida
A tenda dos sucos detox, da Secretaria de Agricultura, foi uma das mais concorridas pela segunda ação social consecutiva. Alunos da Colégio Estadual Agrícola, que são estagiários da Prefeitura, produziram diversas misturas que fizeram sucesso e atraíram um grande público que precisou fazer fila em alguns momentos. Água de coco com hortelã, laranja, couve e beterraba, maracujá com manga, melancia com água de coco ou com laranja foram alguns dos detoks feitos.
“Além de servir os sucos, estamos fazendo minipalestras sobre os nutrientes e benefícios de misturas com legumes e verduras”, informa Fernanda Lacerda, estagiária da Secretaria de Agricultura.
“Além de benefício a saúde em geral, esses sucos são bons para quem quer emagrecer, para reduzir o colesterol e para quem tem diabetes”, revela Amanda Gomes, aluna da Escola Agrícola.
A pensionista Nair da Silva Pereira, de 79 anos, aprovou o suco de maracujá com manga.
“Nunca pensei que essa mistura ficasse tão gostosa”, disse Nair, na companhia da amiga e também pensionista Gecy Mangelli, de 55 anos.
“Já fui a vários PPVCs. Fiz diversas oficinas de artesanato e culinária. Temos também a chance de falar com os secretários e o prefeito para reivindicar ações para nosso bairro diretamente. Coisa que no dia a dia é mais difícil”, comenta Gecy.
Evolução
Outra tenda muito concorrida foi a de beleza. A turismóloga Ana Paula Ferreira, de 42 anos, fez escova, unha e maquiagem. Ela esteve na segunda ação, a PPVC da Escola Municipal Auto Rodrigues de Freitas, em Manilha, em outubro de 2013, e disse que muita coisa melhorou.
“A quantidade de serviços mais que triplicou. A Prefeitura de Itaboraí está prestando um atendimento de relevância à sua população”, elogia a turismóloga, que estava sendo atendida pela aluna do curso de cabeleireiro da Zizi Coiffeur.
“Além de ajudar as pessoas, aprendo na prática o meu ofício”, conta Jéssica Cavalcanti, supervisionada por um profissional do salão.
Ação
Com início em agosto de 2013, a PPVC oferece mais de 40 serviços em um projeto de iniciativa do prefeito Helil Cardozo, em parceria com a iniciativa privada e demais setores do Poder Público. A ação conta com servidores da Prefeitura, da Justiça, do Detran, da Fundação Leão XIII, da Ampla e da Cruz Vermelha. Em todas as edições, o prefeito monta seu gabinete no local do evento, junto de todo o seu secretariado, realizando atendimento direto à população, durante todo o dia.