Ouvindo, refletindo e absorvendo com Marcelo Yuka
Atendendo a novo convite da Fundação de Artes de São Gonçalo (FASG), o músico, compositor e produtor Marcelo Yuka retorna a São Gonçalo, hoje, às 20h, para nova palestra. O evento é gratuito e será realizado na Sala Multimeios do Centro Cultural Joaquim Lavoura, no Centro.
Marcelo Yuka ganhou destaque ao fundar a banda carioca O Rappa, na década de 90. Diversas composições suas se consagraram no cenário nacional, entre elas, “Me Deixa”, “Minha Alma” e “Pescador de Ilusões”.
Para o secretário de Turismo e Cultura de São Gonçalo, Michel Portugal, “oferecer esta palestra para os gonçalenses é dar oportunidade para as pessoas desenvolverem senso crítico, e ampliar o conhecimento daqueles que já o possuem. É a segunda vez que ele aceita nosso convite e prestigia São Gonçalo levando seu conhecimento adiante”.
A palestra
Encontrar as compensações vindas da adversidade, superar o imponderável e seguir em frente lutando por ideais. O forte exemplo de Marcelo Yuka prende a atenção de todos. Nas palestras, ele expõe sua experiência de vida, discute arte e percepção, fala de preconceito, violência e criminalização da pobreza, instigando e envolvendo a plateia.
Nos encontros com o público, Yuka não está exatamente preocupado em encontrar respostas, mas sabe como poucos encadear as perguntas e provocar reflexões. Com seus relatos de alguém que não se vitimiza com a violência urbana, apesar de ter conseguido sobreviver após nove tiros- inclusive, ir para uma cadeira de rodas- ele proporciona aos participantes uma experiência inspiradora.
O evento acontece na Avenida Presidente Kennedy, 721, e é fruto da iniciativa tomada pela Superintendência de Música da FASG, comandada por Rafael Massoto, e da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC) de São Gonçalo.