A volta do Fashion Business no cenário da moda carioca

Fashion Business Rio

Depois de 2 anos longe do calendário de moda carioca, o Fashion Business Rio volta esse mês com cara nova e muitas novidades. Palavras como mudança e empreendedorismo norteiam as entrevistas da Eloysa Simão, que assume a direção do evento e que já teve seu nome por trás da criação da Semana de Moda Leslie nos anos 90, que depois evoluiu para o Fashion Rio. Ela também foi responsável por ter criado a Semana Barra Shopping, o Top Fashion Bazar e o Salão Bossa Nova.

A nova edição de Outono/Inverno 2016 tem o tema “Tempo” ressaltando o mundo moderno – e a falta de tempo nossa de cada dia – e será realizada nos dias 27,28 e 29 de outubro no armazém 2 do novo cartão postal da cidade: a Praça Mauá, novinha em folha e com uma vista arrasadora, pertinho do Museu de Arte do Rio. O Festival Salão Bossa Nova acontecerá em paralelo ao salão de negócios e contará com seminários e palestras de moda, design e gastronomia com grandes nomes do mercado para a indústria, lojistas e estudantes.

Enquanto profissional da área de moda e frequentadora assídua do evento desde a época das edições da Marina da Glória, percebo a grande importância de eventos de moda desse porte no Rio, movimentando a economia criativa e possibilitando a união entre as diversas etapas da cadeia produtiva da indústria e do varejo. Tive o prazer de assistir a uma palestra da Eloysa em Niterói, no I Seminário “A Cultura da moda” ano passado e pude perceber sua visão atenta com relação aos novos rumos da moda como a importância do olhar para feito à mão, o artesanal. A previsão é que o Fashion Business se estenda ao longo do ano com ações e conteúdos exclusivos para as redes sociais, por exemplo.

Eloysa Simão“O Fashion Business sempre foi um evento à frente de seu tempo, iniciando discussões e incentivando novas possibilidades de relações comerciais. E o Rio de Janeiro sempre foi a cidade inovadora do país, considerada a mais criativa. Queremos manter essa essência da novidade, da abertura para o novo. O único desfile que será realizado nesta edição vai focar nos Novos Criadores, e será em plena Praça Mauá”, ressalta Eloysa.

Para essa edição, podemos contar com a participação de 50 marcas de moda como a Blue Man, Cavendish, Mara Mac, Totem, Oh Boy, Armadilo, Victor Dzenk e outras, além de novas marcas como Haight Clothing e Wasabi. Além disso, haverá exposição de artistas plásticos jovens, desfile de Novos Criadores e uma instalação artística. Imperdível! Confira a programação completa:

FASHION BUSINESS RIO
OUTONO/INVERNO 2016

Dia 27/10 – terça-feira
10h às 20h – Salão de Negócios
18h – Artistas plásticos jovens apresentam instalações com o tema Rio 450 anos

Dia 28/10 – quarta-feira
10h às 20h – Salão de Negócios
18h – Desfile Novos Criadores na Praça Mauá

Dia 29/10 – quinta-feira
10h às 22h – Salão de Negócios
18h – Instalação artística

FESTIVAL BOSSA NOVA / SEMINÁRIO DE MODA, DESIGN E GASTRONOMIA

Dia 27/10 – terça-feira
15h – Gestão Comercial em Moda (Construção de Marcas Vencedoras em Cenário de Incertezas).
Palestrante: Silvio Chadad, especialista em Marketing de Moda.

17h – Panorama Econômico: desafios e oportunidades.
Palestrante: Flavia Oliveira, jornalista e comentarista da Globo News e do jornal O Globo.

19h – A Importância do Design Gastronômico na Valorização dos Restaurantes.
Mediadora: Melina Dalboni, jornalista e coordenadora de Moda.

Palestrantes:
Elias Schramm – Chef do Restaurante Laguiole, no MAM
Duilio Sartori – Design da Galeria e Loja Gabinete
Bel Lobo – arquiteta

DIA 28/10 – quarta-feira
11h- Meta – construindo através do capital humano
Palestrante: Eloysa Simão

14h30 – Quem fizer bem o dever de casa no varejo vai superar a crise.
Palestrante: Ricardo Guinâncio – CEO da Consultoria RG Marketing e Negócios e do Portal O Negócio do Varejo.

16h- Re-start: Os novos desafios do mercado de moda global
Palestrante: Olivia Merquior, Diretora da Dacri Deviati.

19h- Propostas de novas leituras da comida e do ato de alimentar-se.
Mediadora: Luciana Fróes, jornalista, crítica de Gastronomia

Palestrantes:
Andrea Henriques , Chef do Restaurante Pomar Orgânico
Carolina Figueiredo, Chef do Restaurante Market Ipanema

DIA 29/10 – quinta-feira
11h – Mesa Redonda: A Importância da formatação de um calendário oficial de lançamentos.
Participantes: Eloysa Simão e Carlos Tufvesson convidam o setor para o debate

E aí, animados? As inscrições para o evento já podem ser feitas pelo site www.fashionbusinessrio.com.br. Eu já fiz a minha e estou contando os dias para o evento. Minha veia empreendedora agradece! Nos vemos lá.


JuliaGravanoJúlia Gravano é técnica em Design de moda e Coordenação de Estilo pelo SENAC Rio e está terminando a graduação em Design de Moda na UVA. Começou como modelo e hoje é Diretora Criativa da marca made in Jota. Sempre gostou de escrever e adora redes sociais, por isso criou um site próprio onde compartilha seus trabalhos, dicas e novidades. Como boa escorpiana, quer abraçar o mundo e fazer tudo ao mesmo tempo – aqui – agora.


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