Academias da Saúde já fazem parte do dia a dia dos moradores de São Gonçalo

AcademiaFortalecimento da estrutura óssea e muscular, diminuição do percentual de gordura e controle dos níveis de colesterol e diabetes, são alguns dos benefícios da prática de atividades físicas. Para quem sofre de hipertensão, o benefício da prática de exercícios está associado a diminuição da frequência cardíaca e da pressão sanguínea, o que controla a doença crônica.

De acordo com o Sistema de Informação Atenção Básica (Siab), o município de São Gonçalo tem 75.790 hipertensos cadastrados.

As mudanças de hábito são fundamentais para o tratamento e prevenção da hipertensão. Parar de fumar, fazer dieta e realizar pelo menos 30 minutos diários de exercícios aeróbicos são importantes para baixar a pressão arterial.

Hipertensa há 18 anos, a dona de casa Marlene Moreira, 59 anos, realiza atividades físicas para ajudar no controle da doença.

“Sempre fiz caminhada pelo bairro desde que vim morar aqui em São Gonçalo, há cinco anos. Quando a academia da saúde inaugurou eu logo vim participar. É importante conciliar o exercício ao uso do medicamento, que eu retiro de graça em uma farmácia aqui no bairro”, explica a moradora de Santa Luzia, se referindo a academia da saúde gonçalense Pastor Othão Deberg, inaugurada há um mês.

No município de São Gonçalo, o tratamento de hipertensão e diabetes é realizado em diversas unidades de saúde do município. Após o diagnóstico da doença com o endocrinologista da rede, o paciente deve se dirigir a Farmácia Popular municipal para realizar o cadastro e retirar o aparelho de glicemia através do programa de dispensação administrativa. Já as fitas medidoras são retirados nos Polos Sanitários da cidade.

“O consumo excessivo de alimentos com sódio, como sal, embutidos e defumados causa hipertensão. O programa de hipertensão e diabetes está implantado nos Polos Sanitários do município oferecendo informações, consultas, tratamento e medicamentos aos pacientes. Devemos nos prevenir realizando mudanças no estilo de vida”, explica o coordenador do Programa de Hipertensão e Diabetes do município, Rodrigo Siqueira.

O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece gratuitamente 19 medicamentos de hipertensão, diabetes e asma, em dezenas de farmácias conveniadas ao programa “Aqui tem Farmácia Popular”. Medicamentos como Atenolol, losartana e captopril podem ser encontradas em 115 farmácias credenciadas.

Serviço:

A Farmácia Popular Municipal fica na rua Dr. Francisco Portela, 2.759, Zé Garoto

Os Polos Sanitários: Washington Luiz-Zé Garoto; Paulo Marques Rangel- Porto do Rosa; Rio do Ouro; Jorge Teixeira Lima- Jardim Catarina; Hélio Cruz-Alcântara.

Lista dos 19 medicamentos para o tratamento de doenças como asma, diabetes e hipertensão disponibilizados gratuitamente em 115 farmácias credenciadas ao programa “Aqui tem Farmácia Popular”:

ASMA

brometo de ipratrópio 0.02mg
brometo de ipratrópio 0.25mg
dipropionato de beclometsona 200mcg
dipropionato de beclometsona 250mcg
dipropionato de beclometsona 50mcg
sulfato de salbutamol 100mcg
sulfato de salbutamol 5mg

DIABETES

cloridrato de metformina 500mg
cloridrato de metformina 500mg- ação prolongada
cloridrato de metformina 850mg
glibenclamida 5mg
insulina humana 100UI/ML
insulina humana regular 100UI/ML

HIPERTENSÃO

atenolol 25mg
captopril 25mg
cloridrato de propranolol 40mg
hidroclorotiazida 25mg
losartana potássica 50mg
maleato de enalapril 10mg

Deixe um comentário