Agentes de endemias participam de capacitação
Com o intuito de prevenir e identificar o vírus chikungunya no município de São Gonçalo, o departamento de Vigilância em Saúde Ambiental da secretaria de Saúde realizou um curso de capacitação sobre o vírus, que também é transmitido através do Aedes aegypti, assim como o vírus da dengue.
Cerca de 600 agentes de controle de endemias atuantes no combate à dengue estiveram no auditório da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no bairro Patronato, na última segunda (12 de janeiro) e terça-feira (13 de janeiro).
O vírus que vem se alastrando pelo mundo desde 2004 circula em cerca de 40 países e chegou ao Brasil, que registrou seis casos no Rio de Janeiro envolvendo pessoas que vieram de outros países com a doença.
“Como o transmissor do vírus é o mesmo da dengue, eles têm a mesma dinâmica. Os sintomas causados pelo chikungunya são semelhantes aos da dengue, como febre alta e dor de cabeça, porém um sintoma característico do vírus são as dores nas articulações”, explicou o palestrante Adalir Fortunato.
O ciclo de transmissão do vírus chikungunya é mais rápido que o da dengue, já que em no máximo sete dias após ter sido infectado, o mosquito começa a transmitir o vírus para a população.