Alto do Gaia será a primeira reserva natural de São Gonçalo
O Alto do Gaia, com 534 metros de altitude, considerado o ponto mais alto de São Gonçalo, na área rural do bairro Santa Izabel, será a primeira Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) do município. O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Harduim, reuniu-se na última sexta-feira (17) com o empresário Altineu Côrtes, dono da Fazenda Santa Edwiges, onde fica o local para obter a autorização para transformar o trecho do terreno, de aproximadamente 900 mil m² em área de proteção ambiental.
“Após esta reunião concluo que não há obstáculos à criação da 1ª RPPN do município. Caberá ao proprietário apresentar a documentação ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para avaliação. Calculamos que em três meses tudo seja concluído. Após isso, a RPPN será criada através de decreto municipal e incluída no Cadastro Nacional de Área de Conservação e Turística”, informou Harduim.
Participaram da reunião ainda técnicas da Câmara de Compensação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente. ” O trecho a ser protegido será isento de impostos. O ideal e que seja cercado. Poderá ter visitação se o proprietário permitir. A área tem uma grande rocha cercada de Mata Atlântica “, explicou Renata de Souza Lopes.
Cortes contou que dentro de suas terras funciona a pedreira francesa Lafarje, mas, que não compromete o meio ambiente. “Tenho grande preocupação com a questão ambiental. A Fazenda tem 25 milhões m². A nossa vocação é minerada. A casa foi construída há mais de 100 anos. Durante a semana recebemos grupos escolares e de escoteiros. Recebo a família nos fins de semana. Atrás da fazenda tem a Serra de Cassorotiba, no limite com Itaboraí e do outro lado, a Serra do Rebentão, que do outro lado dá em Niterói”, citou o fazendeiro.
O Alto do Gaia se localiza no segundo distrito da cidade, com uma bela vista de toda a região. Consegue-se observar de lá de cima São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. Além da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, que embora tenha esse nome, o seu início na verdade é em São Gonçalo e atinge ainda Itaboraí, Magé, Guapimirim entre outras cidades vizinhas. O Alto do Gaia faz parte da Serra de Itaitindiba, e é muito visitado por mochileiros, que praticam saltos de asa-deltas na região.
Depois, Harduim e as técnicas da Secretaria do Ambiente foram à um terreno às margens da APA de Guaxindiba, que também será brevemente uma RPPN, por ter extensa área verde preservada.
Antes de visitar os locais, Harduim recebeu as técnicas do Ambiente na sede da APA do Engenho Pequeno. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai elaborar projeto para apresentar, em um mês ao Estado. O objetivo é a obtenção de recursos do Programa de Apoio à Criação e Implementação de Unidades de Conservação (Prouc) para instalação de melhorias na APA e no Parque do Engenho Pequeno, visando preparar o local para visitação.